Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Agrônomo leopoldense desenvolve sistema para rastrear hortaliças

Felipe Rodrigues da Silva criou o Caminho do Produtor, para auxiliar pequenos produtores a rastrear e etiquetar hortaliças

A produção comercial de hortaliças é uma das atividades rurais que concentra maior índice de pequenas propriedades e de agricultores familiares e a crescente preocupação com a segurança destes alimentos levou o engenheiro agrônomo digital leopoldense Felipe Rodrigues da Silva a desenvolver um software de gestão com foco na rastreabilidade, emissão de etiquetas, rótulos com tabela nutricional e de notas fiscais.  “Nosso propósito é auxiliar o pequeno agricultor, que na maioria das vezes precisa gerenciar sozinho todo o processo”, explica Felipe.  

Chamado Caminho do Produtor, o programa tem interface amigável e pacotes específicos de acordo com a demanda. Felipe aponta que a prioridade de um processo de rastreabilidade é proteger o consumidor de maneira mais rápida e precisa identificando o produto e listando os responsáveis de cada etapa do processo de produção, distribuição e comercialização daquele alimento. “Tanto o consumidor quanto os parceiros desta cadeia produtiva devem ser capazes de identificar a origem, isto é, o fornecedor, de forma direta por meio de uma consulta simples ao número do lote e o destinatário direto do produto”, enfatiza.

O sistema já está sendo utilizado por produtores de hortaliças do Mato Grosso do Sul e São Paulo, por exemplo, que conseguem monitorar em tempo real a distribuição e venda dos alimentos.

Expointer 2021 – Para divulgar o sistema e falar sobre a importância da restreabilidade, Rodrigo foi convidado para palestrar durante a Expoiter 2021, a convite do CREA RS. A apresentação pode ser conferida neste link:

https://caminhodoprodutor.com.br/expointer/palestra-sobre-rastreabilidade-vegetal-44a-expointer-crea-rs/

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM