Você está aqui
Home > Agende-se > AEASINOS realiza palestra sobre barra de fibras poliméricas

AEASINOS realiza palestra sobre barra de fibras poliméricas

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale dos Sinos (AEASinos) promove palestra Aplicações de Barras Poliméricas em Estruturas de Concreto Armado. Uso do Grafeno será destacado.

Produto é voltado para a construção civil e agrega o grafeno, considerado o material do futuro

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale dos Sinos (AEASinos) promove no dia 17 de março, a palestra Aplicações de Barras Poliméricas em Estruturas de Concreto Armado, a partir das 19h30. O evento faz parte da série de projetos que a Associação realizará ao longo de 2022, principalmente voltados para a inovação. O tema será abordado pelo engenheiro civil Guilherme Manfredini Bueno, consultor de materiais na Vergraf – empresa de Cachoeirinha que é a primeira no mundo a utilizar grafeno, considerado o material do futuro, e fibra de vidro como reforço dos vergalhões de polímero. Ele explica que as barras ainda são pouco conhecidas no Brasil, porém vêm sendo utilizadas desde 1960, nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão e Europa para a construção de prédios, casas, pontes, túneis, entre outras obras. “A barra de fibras reforçada com polímeros, conhecida na literatura internacional como Fiber Reinforced Polymer (FRP), é a grande inovação para a construção civil por não ser suscetível à corrosão, como acontece com o vergalhão de aço”.

Para o presidente da AEASinos, o engenheiro José Luiz Garcias, trazer assuntos com foco na inovação, principalmente os que permitem revoluções tecnológicas na aplicação de materiais, é fundamental para a atualização dos profissionais. “Temos que estar sempre atentos às mudanças, pois mais à frente o mercado, sempre dinâmico, exigirá esse novo olhar”, afirma, acrescentando que a vocação da Associação é a de agregar conhecimento aos seus associados, com foco na criação de expertises e resultados. “Com esse intuito nossos eventos são abertos”, relata. Ao final do evento, haverá confraternização com os participantes.

Uma das grandes vantagens das barras de polímero na comparação com o aço é a durabilidade superior. Cita como exemplo, a manutenção. O vergalhão com aço exige reparo a cada 25 anos, enquanto o material com fibra de vidro e grafeno demandará reforço em 100 anos, no mínimo. “Embora o custo inicial seja competitivo com o aço, o ciclo de vida compensa.”

NORMAS SÃO ESCRITAS – No evento da AEASinos, o engenheiro civil utilizará seus 90 minutos para detalhar como a barra de polímero, que já é tendência no exterior, poderá impactar a indústria do concreto e toda a construção civil. Aplicações, características, mercado e barreiras são alguns dos pontos a serem abordados. Como membro do CT 303 – Comitê Técnico do Ibracon/Abece (instituto Brasileiro do Concreto/ Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), Bueno contribuiu para a formatação do Guia Estruturas de Concreto Armado Com Barras de Polímero Reforçado com Fibra e aproveitará a oportunidade para atualizar os participantes sobre as normas técnicas que a ABNT começou a escrever neste ano, a partir desse Guia, para a aplicação do produto.

SERVIÇO:

O quê: Palestra Aplicações de Barras Poliméricas em Estruturas de Concreto Armado

Quando: 17 de março, às 19h30

Onde: Sede AEASinos (Rua São Paulo, 994 – Centro, São Leopoldo)

Público-alvo: Engenheiros, arquitetos, calculistas, estudantes e interessados no assunto.

Como participar: Participação gratuita, mas é preciso confirmar presença, até o dia 16, pelo telefone (51) 99981-9055, ou e-mail aea@aeasinos.com.br. No final, haverá confraternização.

Redação: Márcia Greiner | Comunicação AEASinos e produtora de conteúdo Portal São Leopoldo Negócios & Cia

Top