Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

ACIST-SL celebra 105 anos com homenagens e reforço ao papel no desenvolvimento econômico de São Leopoldo

Entidade leopoldense,  fundada em 1920, comemorou a data no dia 6 de setembro reunindo associados e autoridades | Foto: Elizabeth Renz

A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (ACIST-SL) celebrou, no último sábado (6), 105 anos de fundação em um jantar-baile realizado no Il Viale Multieventos, no bairro Cristo Rei. O evento reuniu associados, autoridades e lideranças empresariais, em uma noite marcada por homenagens e pela valorização da trajetória da entidade no fortalecimento do ambiente de negócios da região.

Um dos pontos altos da programação foi a exibição de um vídeo comemorativo com depoimentos de ex-presidentes, como Siegfried Koelln, Leandro Hilbk, Felipe Feldmann, Luis Antônio Velho. Luis Calgaroto e Rosângela Herzer dos Santos. A solenidade também prestou tributo in memoriam ao empresário Élio Eulálio Grisa, presidente da entidade por duas gestões (1966-1968 e 1978-1984). Grisa teve papel decisivo em iniciativas estratégicas, como a implantação do Distrito Industrial e a instalação da telefonia automática em São Leopoldo.

Integrantes da diretoria da gestão 2024/2025 e equipe de funcionários

As empresas de maior tempo de vínculo com a associação também foram reconhecidas. A Vila Rica Imóveis, associada desde 1978, recebeu placa entregue à fundadora Madeleine Hilbk. A OAB São Leopoldo, integrante desde 1987, foi homenageada na presença da vice-presidente Jucemara Toffoli e do diretor Cláudio Garcez. Já a Amadeo Rossi, com 45 anos de filiação, será agraciada em momento posterior.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI), Robinson Klein, também participou da cerimônia e entregou exemplar do livro (foto) que narra a história da entidade, que igualmente completa 105 anos em 2025.

Legado e futuro

Fundada em 21 de março de 1920 por 39 empresários locais, a ACIST-SL foi a 21ª entidade de defesa do comércio criada no Rio Grande do Sul, segundo registros da Federasul. Ao longo de sua trajetória, mudou três vezes de nome, até incorporar em 2015 o termo “Tecnologia”, em reconhecimento ao protagonismo da entidade na criação do parque tecnológico Tecnosinos.

Segundo o atual presidente, Daniel Klafke (foto), a defesa de um ambiente de negócios mais competitivo sempre foi prioridade. “Entre os pleitos da entidade desde a sua fundação, a melhoria do ambiente empreendedor tem sido sua principal bandeira. As demandas relacionadas à desburocratização e à redução da carga tributária sempre estiveram em pauta”, destacou.

O jantar contou com o patrocínio de Sicredi Pioneira, SKA, W3K, Frontec, Unsa Bier, Unimed e Love Festas. O evento também recebeu apoio de empresas como Guidali Engenharia, Herzer & Santos Advogados, Oliva Construções, FKL, Vila Rica Imóveis, Mattos Elétrica, Matriz Farmácia, Tonini Imóveis, Luz Espaço para Festas, Clover e Calgaroto Tecnologia.

Redação: Elizabeth Renz | Fotos: Divulgação ACIST-SL

Outras notícias