Lançamento da programação aconteceu nesta quarta-feira, na Sociedade Orpheu. Atividades acontecerão dias 6, 13 e 14 de março.

Um retorno ao passado, quando os blocos e cordões tomavam conta do carnaval de São Leopoldo. Esta é a intenção do Carnaval 2026 da Sociedade Orpheu de São Leopoldo (reconhecida como a sociedade cultural mais antiga do Brasil em atividade). A programação remete os 168 anos de história da entidade.
A divulgação das atividades ocorreu nesta quarta-feira, 11 de fevereiro 2026, durante um almoço festivo, que homenageou os 48 anos de casamento do casal presidente do Orpheu, Hilda e Roberto Kfouri.
O evento contou ainda com a presença da corte oficial do Carnaval de São Leopoldo, formada pela rainha Daiana Ribeiro Pedroso (representante da escola Império do Sol), primeira princesa Gabrieli Silva Vidal (da Leões da Feitoria) e o de segunda princesa Andriely Carvalho Gomes (Acadêmicos Verde e Rosa) e do rei momo Luan Fernandes.


A realização e organização do evento será da Produtora Cultural Mão & Dom, dirigida por Maria Claudia Mariano. Ela adianta que o tema será o resgate do carnaval tradicional, valorizando marchinhas, blocos e a essência das festividades que marcaram gerações na Sociedade Orpheu em anos passados. “Será um carnaval com a identidade dos 168 anos do clube”, destacou.
Programação – A programação oficial contempla três atividades. A primeira será no dia 6 de março (sexta-feira), com a Banda Dagô promove um animado aquecimento para o grande baile que acontecerá no dia 14 de março (sábado). Nesse dia, haverá uma movimentação previa pela cidade. Os blocos deverão se reunir na Rua Independência, seguindo até a Praça do Imigrante e finalmente, às 22h, entrar na Sociedade Orpheu para a grande festividade, que será animada pela Banda Magnata.
Embaixadores – A novidade deste ano é a formação de um grupo de pessoas para contribuir na promoção do Carnaval 2026 do Orpheu. “São personalidades da cidade que têm forte relação com o clube, do carnaval e da comunidade”, apontou Maria Claudia. Os embaixadores são o vereador Fabiano Haubert (atua presidente da Câmara de Vereadores), e os jornalistas Jeferson Machado e Marco de Brito. As embaixatrizes são a colunista Inez Rocha Lima e as sócias Irlene Bitelo, Tânia Elguesabal e Maria Lúcia Bolkweiss.
Protagonismo dos blocos

A edição de 2026 aposta fortemente na participação dos blocos, que devem novamente assumir papel central na dinâmica da festa. Embora o número final varie a cada ano, a organização trabalha historicamente com uma participação que oscila entre 20 e 50 blocos. “O bloco não precisa ter dezenas de pessoas. Pode ser o bloco da família, dos amigos, das equipes, dos bairros. A ideia é justamente essa integração”, destacou. Blocos já tradicionais na cidade já estão organizando a presença, como o Não Cutuca Que Eu Me Empolgo, Bloco dos Cobras e Amigos da Cultura.
Cenário cultural – A produtora cultural avalia que São Leopoldo, assim como muitas cidades, vive um movimento de retomada de eventos culturais após a pandemia e a enchente de 2024. “As pessoas estão voltando a se movimentar, a organizar eventos, a ocupar os espaços. Existe uma demanda reprimida por convivência e celebração”.
ATENÇÃO: O Desfile Municipal está marcado para o dia 7 de março, na Passarela Tom Astral.

AINDA NÃO ACESSOU O CANAL DO PORTAL NO WHATSAPP?
CLIQUE AQUI: https://www.whatsapp.com/channel/0029Vb65HRO6LwHenkbgs81C
Jornalista e Coordenadora de Conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Cia | Reg.Prof. 8228/95 | imprensa@slnegociosecia.com.br | (51)981846227


