Por: Adroaldo Diesel Filho, jornalista*
São Leopoldo tinha uma condição econômica muito relevante até os anos 50 do século passado, porque era o centro comercial do Vale do Rio dos Sinos. Porém, a área do município foi se desmembrando e nasceram na região várias outras cidades, que foram se tornando independente em sua atividade comercial.
Um passo fundamental para recuperar a condição econômica forte foi no governo de Henrique Prieto, com a criação de distritos industriais e desenvolvendo frutífero esforço para trazer para a cidade grandes empresas de outros países, com ênfase para indústrias alemãs, aproveitando a afinidade cultural.
Outro momento importante foi a criação do Tecnosinos desenvolvido a partir de 1990, através de uma parceria da Prefeitura, então governada por Ronaldo Ribas, e a Unisinos, cujo reitor era Aloysio Bohnen, além do apoio de empresários leopoldenses.
Trata-se de um Parque Tecnológico que abriga empresas, startups e laboratórios focados em áreas como tecnologia da informação, automação, semicondutores, comunicação digital, tecnologias para saúde, energias renováveis e soluções socioambientais.
Seu objetivo é transformar ideias em oportunidades de mercado, promover inovação e competitividade, e contribuir com o desenvolvimento sustentável da região.
*O jornalista Adroado Diesel Filho escreve mensalmente para esta página.

Jornalista e Coordenadora de Conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Cia | Reg.Prof. 8228/95 | imprensa@slnegociosecia.com.br | (51)981846227
AINDA NÃO ACESSOU O CANAL DO PORTAL NO WHATSAPP?
CLIQUE AQUI: https://www.whatsapp.com/channel/0029Vb65HRO6LwHenkbgs81C


