Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Oncologia Centenário inaugura Banco de Perucas

Iniciativa liderada pela Dra. Nátaly Oliari de Moraes reforça compromisso com o atendimento humanizado aos pacientes em tratamento contra o câncer

 

Um gesto de solidariedade e empatia ganhou forma e endereço em São Leopoldo. A Oncologia Centenário (Av. Oitavo Bc, 111 – Fião) inaugurou oficialmente seu Banco de Perucas, um espaço criado para acolher pacientes em tratamento oncológico e ajudar a resgatar a autoestima — um dos pilares do cuidado humanizado que define o trabalho do Centro de Tratamento de Câncer desde sua fundação, em 2001. O evento, realizado na terça-feira (12), contou com as presenças da equipe médica, pacientes, parceiros e colaboradores.

A iniciativa nasceu de uma vivência marcante da doutora Nátaly Oliari de Moraes, durante sua residência em Oncologia, quando conheceu um projeto semelhante. “Ali percebi como um simples gesto — como receber uma peruca — pode transformar o olhar de uma paciente e reacender sua esperança”, relembra Nátaly, agraciada com o título de cidadã leopoldense em 2022.

Inspirada por essa experiência e com o apoio do fundador da clínica, dr. Adalberto Broecker Neto, Nátaly mobilizou um grupo de profissionais e colaboradoras para tornar o sonho realidade. Ao lado da oncologista Juliana Scheffer, da enfermeira Alessandra Justo Pinto e das colaboradoras Karina Mattos, Fernanda Hennemann e Andréia Lemes, e outras integrantes da equipe, ela coordenou o projeto com sensibilidade e propósito. “É um espaço pensado para cuidar das dimensões emocionais e simbólicas do tratamento oncológico”, explica.

Além da equipe, pacientes, parceiros e voluntários também tiveram papel essencial na concretização do Banco de Perucas. Doações de móveis, cabelos, perucas e contribuições financeiras viabilizaram o espaço. Para a equipe da Oncologia Centenário, o Banco de Perucas é mais do que uma estrutura física — é uma extensão da proposta de atendimento humanizado, que vê o paciente em sua totalidade.

“O acolhimento emocional tem impacto direto na recuperação. Uma paciente que se sente cuidada, respeitada e bem consigo mesma enfrenta o tratamento com mais força e serenidade”, reforça a doutora Nátaly. Segundo ela, a mensagem da Oncologia Centenário às mulheres que enfrentam o câncer e às famílias é de coragem, acolhimento e esperança: “Vocês não estão sozinhas. Estamos com vocês em cada etapa, oferecendo cuidado integral, sensível e humano”.

Acesso universal

O Banco de Perucas tem acesso universal —pacientes do SUS, convênios e atendimento particular da Oncologia Centenário. O encaminhamento pode ser feito pela equipe de enfermagem, médica ou de psicologia. “A logística foi pensada para se integrar ao fluxo habitual de atendimento. Assim, a paciente que vem para consulta, avaliação ou tratamento pode, no mesmo dia, ser atendida no Banco de Perucas, evitando deslocamentos adicionais”, explica a enfermeira Alessandra Justo Pinto. O cadastro é simples, com registro de informações básicas e termo de uso ou devolução, quando necessário.

O espaço reúne perucas de diferentes tipos, tamanhos e estilos, conforme as doações recebidas — de fios naturais ou sintéticos, curtos, médios ou longos, em diversas cores. Também estão disponíveis lenços, turbantes e faixas, para que cada paciente encontre algo que reflita seu estilo e identidade. “O Banco funciona como uma sala de acolhimento, onde as pacientes podem experimentar diferentes modelos, conversar com a equipe e, principalmente, viver um momento de escuta e de renovação da autoestima”, destaca Alessandra. “Cuidar vai muito além  da medicação e dos protocolos — é olhar a paciente como um ser integral: física, emocional e socialmente.”

As doações de cabelo devem ter mínimo de 10 centímetros de comprimento e podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h, diretamente na Oncologia Centenário. Além de cabelos, o Banco também recebe perucas prontas, telas, lenços e acessórios. A ideia é ampliar a rede de apoio, envolvendo a comunidade e parceiros em ações solidárias, campanhas de arrecadação e eventos beneficentes. “Estamos abertos à colaboração de todos que desejam apoiar essa causa”, reforça Alessandra.

O evento de inauguração, realizado na terça-feira (12), contou com as presenças de especialistas da Oncologia, pacientes e parceiros

 

Outras notícias