Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Empreendedoras da ACIST-SL fortalecem o espírito de colaboração 

 

8º Empreendedoras em Movimento – Summit aconteceu na Unitec com palestras, oficinas criativas, exposição de produtos e meditação

Um momento focado nos desafios e em alguns “segredos” para que o ato de empreender não seja solitário e mais leve. Assim foi a oitava edição do Empreendedoras em Movimento realizada no dia 4 de outubro, na Unitec 1 – Tecnosinos. O evento é uma iniciativa do Núcleo de Empreendedoras da ACIST-SL que visa trazer temas voltados ao universo empreendedor e também mostrar os produtos e serviços das empresas integrantes do Núcleo. A coordenadora do grupo, Hellen Fogaça, apontou que são necessárias oportunidades para dar voz e vez aos negócios de pequeno porte e que esto Empreendedoras em Movimento cumpre este papel. “O empreendedorismo transforma vidas e gera esperança para o futuro”, assinalou. Milene Silva, integrante do Grupo de Trabalho que organizou a edição, acrescentou a importância da atuação em grupo, reforçando as parcerias entre a Associação, nucleadas e apoiadores. “Descobrimos novas aptidões, saímos da caixa e aprendemos que não fazemos nada sozinhos”.

 

Núcleo de Empreendedoras da ACIST-SL

Grupo de Trabalho que organizou o evento: Hellen Fogaça, Pamela Maia, Tatiana Timm, Marcia Knob, Berenice Cardoso e Milene Silva

 

Paineis

A terapeuta Tatiana Timm e a psicóloga Leila Klin conduziram o painel “A dor invisível do empreendedorismo”, apresentando dados preocupantes sobre a saúde mental dos empreendedores e ressaltando a necessidade de inserir, no dia a dia, momentos de descanso e relaxamento. “Pesquisas apontam que 98% dos empreendedores têm sintomas como burnout, ansiedade, dentre outras, e uma jornada de mais de 50 horas semanais de trabalho”, apontou Leila. Tatiana acrescentou que os empreendedores precisam se permitir sentir e extravasar os seus sentimentos. “Todos sentimos raiva, tristeza, euforia, tensão e é preciso identificá-los e tratar, para tornar esta trajetória mais leve”, ensina

Comunicação – Na sequência, a jornalista Elizabeth Renz, especialista em Assessoria de Imprensa e coordenadora do conteúdo deste Portal de Notícias, ensinou algumas dicas sobre comunicação e relacionamento em eventos. Com a palestra Media Training: Todo Mundo Precisa ter Um, ela aconselhou aos empreendedores sempre observar o código de vestuário sugerido nos convites, bem como evitar alguns erros de português que fazem diferença durante uma conversa ou troca de ideias.

Tráfego Pago – O especialista em marketing digital Leonardo Amaral apresentou a palestra “A importância do Marketing e Tráfego Pago”. Segundo ele, este investimento precisa ser feito após uma ampla avaliação do perfil do cliente e seu público-alvo. “Criar a implantar uma estratégia bem elaborada gera muitos negócios. Mas é preciso persistência e foco”, ressaltou.

Empreendedorismo & política – A vice-prefeita de São Leopoldo, Regina Oliveira Caetano – que também acumula a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turístico, e a advogada e coordenadora do Núcleo  Hellen Fogaça, abordaram o tema “Os desafios da liderança”. Em uma conversa franca, Regina ressaltou o quanto é desafiador atuar na área política sem abrir mão dos princípios éticos e morais. “É uma área muito competitiva e esta é minha primeira experiência em gestão pública. Está sendo um grande aprendizado”, disse. Ela também destacou a importância de estabelecer limites para estar com a família e amigos, além de preservar a saúde física e mental.

Planos para a cidade – Dentre eles, um projeto para que os leopoldenses possam conhecer a própria cidade e estimular o turismo. “Temos muito a fazer pelo município”, disse.

 

Vice-prefeita Regina Caetano e Hellen Fogaçao, coordenadora do Núcleo de Empreendedoras da ACIST-SL | Foto: Elizabeth Renz

Oficinas – Um dos momentos de impacto no evento foram as oficinas ministradas pelas nucleadas Berenice Cardoso e Marcia Knob. A primeira, que é chef de cozinha, ativou a memória afetiva e olfativa dos participantes ao convidar para saborearem arroz de leite e ambrosia, em um retorno ao passado. Já Márcia estimulou o trabalho ancestral do bordado, lembrando as rodas de conversa das mulheres e do quanto este hábito fortalecia a rede de apoio. 

 

Oficina da artesão Marcia Knob | Foto: Elizabeth Renz
Oficina da chef Berenice Cardoso | Foto: Elizabeth Renz

 

 

 

 

 

 

Motivação – Encerrando o evento, a especialista em gestão de processos Alessandra Schinaider falou sobre  “Do sonho à realidade – Motivação e Determinação no Mundo dos Pequenos Negócios”. Qual questionar sobre o que é motivação, ela contou a trajetória de lutas e desafios da sua mãe que, aos 62 anos, após criar os filhos, se divorciar, trabalhar como diarista para pagar dívidas, decidiu, em 2024, se alfabetizar para tirar a carteira de motorista, um sonho acalentado desde nova. “Temos sempre que nos perguntar: Qual é o sonho que me move? Porque, se você sonha, você pode fazer”, disse, utilizando a famosa frase de Walt Disney.

 

Alessandra Schineider | Foto: Elizabeth Renz

 

Após a programação oficial, houve um momento especial de meditação e ioga, conduzido pela terapeuta Tatiana Timm. O objetivo foi mostrar para os empreendedores que é possível inserir, no dia a dia, a prática da respiração consciente para gerar relaxamento, combatendo o estresse e gerando mais qualidade de vida.

Oo presidente da Associação,  Daniel Klafke, parabenizou o Núcleo de Empreendedoras da entidade pela organização do evento. “Ficamos muito orgulho em fazer parte de uma entidade que tem essa energia e que proporciona eventos como este para nossa cidade”, enfatizou.

O patrocínio do evento foi da  Sicredi Pioneira com o apoio do Sebrae, Quitutes da Berê, Moss Criação de Conteúdo, Milene Lima Regularização de Imóveis, Dom Raro Store, Virando a Terra e Tecnosinos. A realização foi do Núcleo de Empreendedoras e ACIST-SL.

 

Núcleo de Empreendedoras da ACIT-SL: um brinde à cooperação

 

Redação: Elizabeth Renz

 

Outras notícias