Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

São Leopoldo recebe a maior casa de shows do RS

Rancho do Vale, localizado na BR 116, receberá artistas de todo o país a partir de 06 de novembro

Um dos mais atingidos pela disseminação da Covid-19, o setor de entretenimento começa a dar sinais de reação. E no embalo da retomada de atividades, novos investimentos ganham fôlego. É o caso do Rancho do Vale (RDV), uma das maiores casas de shows do RS, que abrirá oficialmente dia 6 de novembro, em São Leopoldo, com apresentação exclusiva de Guilherme & Santiago. “Começamos as obras em janeiro de 2020, surgiu a pandemia e tudo parou. Mas foi justamente na estagnação dos eventos que alteramos a rota do investimento. Ao invés de um clube de baile, que era a partida inicial, viramos a chave para um projeto maior, o de uma casa de shows”, afirma o CEO do RDV, Rogério Schwan, ao reiterar que as noites serão marcadas por músicos nacionais e da Região Sul.

Do prédio original de 1980 – na avenida Senador Salgado Filho, 4603, no bairro Scharlau – só ficou as paredes externas. “A arquitetura da área de 2.100 m² foi totalmente repaginada e modernizada”, diz Schwan. Ele decidiu empreender no segmento ao perceber uma lacuna no cenário da noite do Vale do Sinos e cidades arredores. “Há carência de um lugar para o público curtir, dançar e se aproximar do artista. Queremos atender as necessidades de quem é exigente, quer o melhor da música, conforto e diversão garantida”, enfatiza. Sua percepção vem da experiência de quase duas décadas atuando como nightlife businessman.

Rancho do Vale, Avenida Senador Salgado Filho, 4603, bairro Scharlau – São Leopoldo/RS
Local irá gerar dezenas de empregos diretos e indiretos

EMPREGOS – Desde que foram iniciadas as obras – em 6 de janeiro de 2020 – o Rancho do Vale se transformou em uma máquina de empregos. Somente na reforma do prédio, circularam de 30 a 50 pessoas por semana de equipes diferentes, além de outras equipes que estão fazendo os acabamentos finais. Os empregos diretos devem chegar a 90 e outros mais de 350 indiretos. Um dos exemplos é a contratação de pessoal para a segurança do local: serão 25 profissionais. O setor de entretenimento no RS gerava mais de 50 mil empregos diretos e indiretos anualmente, conforme dados de 2019 da CDL de Porto Alegre.

Com Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) aprovado desde novembro do ano passado, a capacidade do RDV é de 2.539 pessoas. “No entanto, devido às regras atuais do governo do Estado para controle da pandemia e um retorno responsável, estamos autorizados a receber 80% deste total”, frisa o empresário. Inicialmente, a casa de shows funcionará sábados e véspera de feriados, a partir das 22 horas. Porém, a ideia é estender a programação para outros dias da semana.

A CASA DE SHOWS EM NÚMEROS

– 2 palcos (um principal com 80 m2 e o outro com 60m2)

– Pista de dança

– 2 bares, sendo um integrado com cozinha especializada para pratos rápidos

– 37 bistrôs e 24 camarotes com capacidade para 8, 12 e 25 pessoas e, todos, com poltronas e mesas.

– 3 camarins com uma ampla estrutura para atender os artistas que se apresentarão na casa noturna.

– Uma área 10 mil m2 que abriga quatro estacionamentos – dois murados e dois cercados.

– 20 ares-condicionados que geram 864 mil BTUs.

– Caixas d´agua com 75 mil litros de água, rede de hidrantes e chuveiros sprinklers, além de nove saídas de emergência.

Eventos sociais terceirizados também são opção

A remodelação arquitetônica do RDV também abriu caminho para a oferta de serviços terceirizados. Uma área independente de 250 m2, com cozinha própria e espaço kids, é destinada para eventos, como aniversários, casamentos, formaturas, confraternizações e demais eventos.

E mesmo sem estar oficialmente inaugurado, o Rancho do Vale já tem agenda de locação fechada para várias datas. Uma delas é um casamento em maio de 2022. “Será uma festa com muito glamour para cerca de 150 pessoas. Inclusive, com show de uma dupla sertaneja famosa no cenário nacional”, adianta o empresário, sem revelar nomes, pois a apresentação musical será presente surpresa para a noiva.

Aplicativo exclusivo – Acompanhando a tendência digital, foi desenvolvido um APP exclusivo (Rancho do Vale- RDV) para compras de ingressos com antecedência, de camarote e mesa/bistrô e para combos de bebida e alimentos. “Assim, há mais tempo para aproveitar o momento da festa”, adianta Schwan.  O sistema, disponível para download para Android (Play Store) e IOS (Apple Store), ainda permite acompanhar toda a programação de shows e eventos do RDV. 

Redação: Marcia Greiner, jornalista e produtora de Conteúdo | Fotos: Nilson Winter

Outras notícias