Concerto Novos Ares celebra dez anos do grupo unindo a música barroca com o cancioneiro gaúcho
Nesta sexta-feira, 18 de setembro, São Leopoldo terá a oportunidade de conhecer o intenso repertório do concerto Novos Ares, elaborado pela Orquestra Lux Sonora para marcar seus dez anos de jornada. A apresentação acontecerá na Igreja de Cristo (conhecida como Igreja do Relógio) às 20h, com entrada franca. A vinda da orquestra é uma iniciativa do Projeto Musicâmara, desenvolvido pela Presto Produções Artísticas e viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Segundo Lúcia Passos, esta atividade também integra os eventos que marcam os 20 anos de fundação da Presto Produções.
A Lux Sonora tem na investigação da música de câmara o seu espaço de encontro entre tradição e contemporaneidade, entre a herança barroca e as vozes vivas do Brasil. E para celebrar esta primeira década, a orquestra apresenta o concerto “Novos Ares”, uma travessia sonora que aproxima a retórica intensa do barroco europeu da paisagem afetiva e melódica do cancioneiro gaúcho. Conforme o diretor artístico Rafael Marques, as obras do repertório barroco são colocadas lado a lado com arranjos inéditos e releituras camerísticas do cancioneiro gaúcho, revelando afinidades estruturais e emocionais que atravessam o tempo. “Se o barroco nasceu em um período de tensões espirituais, contrastes e busca por transcendência, a música do sul do Brasil, por sua vez, também carrega a dramaticidade da narrativa, o lirismo da milonga e a memória das fronteiras”, explica. “Propomos não um contraste, mas uma convergência. O baixo contínuo encontra a pulsação do pampa; o ornamento barroco ressoa na melodia regional; a variação dialoga com a tradição oral”, revela.
Sobre a Lux Sonora – A Orquestra Lux Sonora foi criada em 2016 com a proposta de resgatar o repertório de câmara de todos os tempos, descentralizando e ampliando o acesso à música de concerto. Utilizando a instrumentação moderna, leva para diferentes palcos uma reflexão sobre os aspectos atemporais que permeiam a música de câmara desde o período barroco ao cancioneiro gaúcho.
O grupo já realizou concertos nos principais centros culturais do Estado do Rio Grande do Sul – com destaque para Porto Alegre, São Leopoldo, Brochier, Canoas, Nova Prata, Pelotas, Bento Gonçalves, Novo Hamburgo e Dois Irmãos. Também se apresentou em Santa Catarina e Minas Gerais.
Premiações – Em 2021, a Luz Sonora montou o espetáculo “Il Gioco dell’ Amore” pelo qual foi premiado na categoria especial “Melhor live de 2021″ do Prêmio Açorianos de Música de Porto Alegre. Em 2023, a Orquestra venceu o Prêmio Açorianos de Música nas categorias Melhor Composição Erudita, Melhor Álbum Erudito, e Melhor Produção Erudita com a obra Passacaglia Para Bonini de Jean Lopes Baiano – escrita especialmente para a Orquestra e amplamente apresentada em concertos da orquestra-, Melhor Intérprete com a obra Il Gardelino de Vivaldi, e a Orquestra como a Melhor Instrumentista
A orquestra tem arranjos de Luis Guerin e Elizander Dutra e direção de Rafael Marques e é composta pelos instrumentistas Bruno Santos (flauta doce), Elizander Dutra (fagote), Alessandra Bassani (viola), Rafael Marques (flauta transversa), Luis Guerin (violino), Cuca Medina (canto) e John Wesley (contrabaixo).
Saiba Mais:
Concerto Novos Ares – Orquestra Lux Sonora
Data: 18 de setembro de 2026
Local: Igreja de Cristo – Rua Osvaldo Aranha, 450 – Centro – São Leopoldo
Horário: 20h
Ingresso: Entrada franca
Realização: Presto Produções Artísticas e Ministério da Cultura/Lei Rouanet
Patrocínio: Insi, Silvio Moraes Advogados Associados e Vila Rica Imóveis
Apoio: Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São Leopoldo

Jornalista e Coordenadora de Conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Cia | Reg.Prof. 8228/95 | imprensa@slnegociosecia.com.br | (51)981846227
AINDA NÃO ACESSOU O CANAL DO PORTAL NO WHATSAPP?
CLIQUE AQUI: https://www.whatsapp.com/channel/0029Vb65HRO6LwHenkbgs81C


