Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

200 Anos de Solidariedade: Museu Histórico Visconde de São Leopoldo reabre para visitação

Museu Histórico Visconde de São Leopoldo

 

O Museu foi atingido pela enchente de maio e teve parte do acervo danificado. As atividades acontecem no dia 25 de julho, quando o Brasil celebra o Bicentenário da Imigração Alemã

No próximo dia 25 de julho, a população poderá acessar novamente as dependências do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. O local, ícone da memória e da História da Imigração Alemã no Brasil e que também foi atingido pela enchente que abateu São Leopoldo em maio deste ano, reabre as suas portas após um intenso trabalho de limpeza e restauração. E a abertura ocorre exatamente no dia em que o Brasil celebra o Bicentenário da Imigração Alemã.

 

Ingrid Elisabet Marxen, diretora do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo
Ingrid Elisabet Marxen, diretora do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo

Para marcar este retorno, intitulado 200 Anos de Solidariedade, a direção do Museu elaborou uma programação que ocorre das 10h30 às 19h e que contempla a integração e a harmonia, tão características dos imigrantes alemães. “Pensamos que este não é um momento de grandes festividades, devido ao tamanho da tragédia climática, mas que podemos sim, celebrar a vida em torno do exemplo do legado de esperança, recomeço e espírito comunitário que fizeram parte da vida dos nossos antepassados e que são importantes até os dias de hoje”, destaca Ingrid Elisabet Marxen, diretora de Relações Institucionais do Museu. A entrada é gratuita, mas pede-se um alimento não perecível para ajudar as famílias atingidas.

A programação do dia 25 de julho do museu é um convite para que turistas, comunidade e apreciadores do “jeito alemão” tenham momentos de risadas, boa gastronomia e também de nostalgia, porque será aberta a cápsula do tempo fechada em 2003 pelos alunos da Escola Estadual Visconde de São Leopoldo. “Vamos ler as mensagens deixadas por eles e também fechar uma nova, para ser lida na posteridade”, diz Ingrid.

Campanha – Em paralelo à programação festiva, a comunidade também está convidada a visitar o acervo do museu, composto pela maior coleção do País com foco na memória dos imigrantes alemães. Como parte desse legado foi atingido pela enchente de maio, foi criada a campanha Adote um Objeto do Museu, que permite que indivíduos, empresas ou instituições financiem a restauração de 14 peças raras que foram danificadas devido à força das águas.

Detalhes sobre como ajudar e os valores necessários estão disponíveis nas redes sociais do Museu.

Programação 200 Anos de Solidariedade
Local: Museu Histórico Visconde de São Leopoldo | Avenida Dom João Becker, 491 – Centro – São Leopoldo
Horário: 10h30 às 19h
Ingresso: Solidário de 1 alimento não perecível

Atividades:
10h30
Chegada dos cavalarianos do CTG Lomba Grande com a chama crioula
Abertura da feira com gastronomia típica e artesanato
13h30
Apresentação do grupo de dança Folclore Gaúcho

14h
Início dos Jogos Germânicos – Resgate de práticas trazidas ao Brasil pelos imigrantes. Uma das finalidades destes esportes é relembrar do esforço físico dos colonizadores. Haverá campeonato de chopp na tulipa, cabo de guerra, carrinho de mão, perna de pau, dentre outros.

16h30
Apresentação do grupo de canto Madrigal Presto

17h
Abertura e leitura da cápsula do tempo com as mensagens dos alunos da Escola Estadual Visconde de São Leopoldo deixadas em 2003
Fechamento de nova cápsula do tempo

O evento conta com o patrocínio da Stihl Ferramentas, Sicredi Pioneira, Herval Consórcios, Vila Rica Imóveis, Itecê e Sucos Petry. O apoio é da União FM.

19h
Encerramento

 

Museu Histórico Visconde de São Leopoldo

Ingrid Elisabet Marxen, diretora do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo
Enchente de maio atingiu o primeiro piso do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo
Enchente de maio de 2024 atingiu o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo
Enchente de maio de 2024 atingiu o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo

Outras notícias