Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

200 anos de música:  Grandes obras germânicas são apresentadas aos leopoldenses

Presto Produções e Promoções Artísticas

 

 

A música foi companheira fiel dos imigrantes alemães na sua vinda para o Brasil. O canto unia, socializava e integrava as comunidades naqueles tempos de saudades. E para resgatar esta arte por meio da música e palestras, quatro bairros de São Leopoldo receberão o Projeto São Leopoldo: 200 Anos de Música. “Este concerto visa mostrar para o maior número possível de locais da nossa cidade a música que foi composta por grandes compositores alemães e explicar o contexto destas obras, para que as pessoas tenham conhecimento sobre o legado cultural dos imigrantes”, pontua Lúcia Passos, diretora da Presto Produções e Promoções Artísticas. Ela lembra ainda que a homenagem a esta herança deve ser constante. “A celebração do bicentenário da imigração no Brasil ocorreu em julho, mas as marcas deixadas pelos imigrantes devem ser sempre reverenciadas”, diz. 

 

Serão cantadas e tocadas obras de Johann Sebastian Bach, Harald Genzmer e Dietrich Buxtehude, tendo à frente os solistas Carine Fick (soprano) e Daniel Becker (baixo), que serão acompanhados pelo coral Madrigal Presto e Camerata Presto. A regência é do maestro João Paulo Sefrin e preparação vocal de Lúcia Passos. 

 

As apresentações são gratuitas e acontecerão no Espaço Feitoria (24 de agosto) e Centro de Espiritualidade Cristo Rei (25 de agosto). IECLB Scharlau e Colégio São José receberão o projeto no dia 01 de setembro. Pede-se um ingresso solidário de um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite. 

 

A contextualização das obras e dos momentos históricos será feita pelos historiadores Martin Dreher,  Marcos Witt e Rodrigo Luis dos Santos e os presentes também poderão assistir ao episódio 2 do documentário Nossas Origens: O Legado da Imigração Alemã.

 

A atividade é realizada com recursos da Lei Complementar 195/2022, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de São Leopoldo e a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais, com coordenação artística da Presto Produções e Promoções Artísticas e tem o apoio da Sicredi Pioneira, Centro de Espiritualidade Cristo Rei, Colégio São José e Comunidade Evangélica Scharlau.

 

Programação:

Projeto São Leopoldo: 200 Anos de Música: 

– Apresentação do documentário: Nossas Origens: O legado da Imigração Alemã – Episódio 2

– Palestra: O legado cultural dos imigrantes

– Concerto Presto Produções 

 

Data e locais

24 de agosto | 10h – Espaço Sicredi Feitoria

Av. Feitoria, 5070, Feitoria

 

25 de agosto | 16h – CECREI – Centro de Espiritualidade Cristo Rei

Rua Regina Mundi, 333 – Cristo Rei

 

01 de setembro | 09h – IECLB – Comunidade Evangélica Scharlau

Avenida Parobé, 592, Scharlau

 

01 de Setembro | 19h – Colégio São José

Av. Mauá, 980 – Centro

 

Obras que serão apresentadas:

Johann Sebastian Bach 

Brandenburgo n. 3

O Haupt voll Blut und Wunden 

Glória sei dir Gesungen

Jesu Meine Freude

Jesus bleibet meine Freude

 

Harald Genzmer 

Sinfonietta I 

 

Dietrich Buxtehude 

Alles was ihr tut

Outras notícias

Mercopar 2024

Empresas de São Leopldo participam da Mercopar, em Caxias do Sul

Feira, que acontece de 15 a 18 de outubro, apresenta novidades tecnológicas para o setor industrial   O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (SINDIMETAL RS), juntamente com 17 empresas associadas, estará