Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Unisinos utiliza plataforma para monitorar saúde dos colaboradores durante a pandemia

 

CheckCOVID.me foi desenvolvido pela startup do Tecnosinos, Usphera XR

 

 

Como forma de prevenção contra a pandemia da Covid-19, o Ecossistema de Inovação da Unisinos vem adotando diversas iniciativas desde março de 2020, período em que teve início o Plano de Contingência Covid-19 da Unisinos. Uma dessas ações está sendo realizada em parceria com a Usphera XR. A startup, que é incubada no Parque Tecnológico São Leopoldo –Tecnosinos, desenvolveu uma plataforma para auxiliar as empresas a monitorar a saúde dos colaboradores.

 

Mais de 1.800 colaboradores da Unisinos são monitorados através da ferramenta, que é utilizada desde novembro de 2020. Diariamente, eles preenchem um questionário que contém informações parametrizadas através dos protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Caso esqueça de preencher por três dias consecutivos, o colaborador recebe um alerta por SMS e por email, com o link para preenchimento.

 

A gerente de Gestão de Pessoas da Unisinos, Sandra Lissot, vê a ferramenta como um cuidado adicional em relação à saúde dos colaboradores da universidade. De maneira preventiva, é possível identificar potenciais situações de risco. No momento em que um colaborador reporta algum sintoma, o sistema envia automaticamente um SMS para a gestora. “Entramos em contato direto para fazer o rastreamento da situação. Trabalhamos questões de prevenção e passamos orientações sobre os cuidados a serem seguidos até o resultado da testagem. Além disso, pedimos para que permaneça em home office aguardando o resultado do teste, pois pode ser um vetor de transmissão. Este é um trabalho de orientação, prevenção e acolhimento neste momento tão complexo”.

 

Apesar da importância da ferramenta, como forma de monitorar a situação da comunidade universitária, Sandra vê baixa adesão dos colaboradores, frente ao cenário sanitário que estamos vivendo. “Estamos fazendo um esforço para que todos incluam na sua rotina diária o preenchimento das informações. Incluir no hábito é o grande desafio”.

 

De acordo com a co-founder da Usphera XR, Andréia Martins, neste momento crítico da pandemia do novo coronavírus, o checkCOVID.me pode ser um importante aliado para o monitoramento dos sintomas. “Como é um processo novo, precisamos ensinar às pessoas a importância da saúde coletiva. A plataforma permite o monitoramento. Mas, também contribui para que a saúde da comunidade seja melhor. A Unisinos fez esse trabalho muito bem, pois conseguiu levar a informações para seus funcionários”.

 

Para Andréia, a ferramenta também pode auxiliar as empresas e seus colaboradores no retorno gradual às atividades, permitindo que elas possam monitorar e acompanhar a saúde de quem está trabalhando. “Se um funcionário identificar que está com sintomas, a empresa vai poder monitorar. O colaborador vai se sentir acolhido e todas as pessoas com quem ele teve contato vão estar protegidas. O sistema auxilia a mapear e informar as pessoas com quem teve contato”.

 

A enfermeira do Trabalho na Saúde Ocupacional da Unisinos, Rosana Schaeffer Zeferino, entende que o uso da plataforma passa segurança aos trabalhadores. “Fazemos um monitoramento permanente. Vemos quem são os funcionários que preencheram, como está a saúde, qual o setor com mais casos. Se o colaborador está trabalhando presencialmente ou de forma remota”. Além disso, Rosana reforça a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs para quem está indo aos campi de São Leopoldo e Porto Alegre. “A máscara é um equipamento de segurança imprescindível neste momento de pandemia”, conclui.

 

Plataforma – O checkCOVID.me (https://www.checkcovid.me) foi desenvolvido pela startup Usphera XR com o objetivo de tornar mais simples e ágil a tarefa de acompanhar a saúde dos colaboradores de uma empresa. Na plataforma, o gestor tem acesso a um painel, onde estão consolidadas as informações dos colaboradores, que são voluntariamente autodeclaradas e sistematizadas.

 

O colaborador é cadastrado na plataforma e recebe um link por SMS com os termos de uso e política de privacidade. Após o aceite, ele completa seu cadastro e diariamente indica se possui algum sintoma. Desta forma, o ambiente de trabalho pode ser acompanhado e as medidas de prevenção podem ser acionadas sempre que necessário. Além disso, o sistema automatiza as informações relevantes e envia alertas via email e SMS para o gestor, facilitando e agilizando a tarefa de cuidar dos colaboradores, contribuindo com a segurança no trabalho neste momento tão delicado.

 

O checkCOVID.me possui três tipos de planos: gratuito (até 03 colaboradores), empresarial e corporativo, adequado às necessidades de cada perfil de empresa e seus colaboradores.

Outras notícias

Mercopar 2024

Empresas de São Leopldo participam da Mercopar, em Caxias do Sul

Feira, que acontece de 15 a 18 de outubro, apresenta novidades tecnológicas para o setor industrial   O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (SINDIMETAL RS), juntamente com 17 empresas associadas, estará