Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Unisinos utiliza plataforma para monitorar saúde dos colaboradores durante a pandemia

 

CheckCOVID.me foi desenvolvido pela startup do Tecnosinos, Usphera XR

 

 

Como forma de prevenção contra a pandemia da Covid-19, o Ecossistema de Inovação da Unisinos vem adotando diversas iniciativas desde março de 2020, período em que teve início o Plano de Contingência Covid-19 da Unisinos. Uma dessas ações está sendo realizada em parceria com a Usphera XR. A startup, que é incubada no Parque Tecnológico São Leopoldo –Tecnosinos, desenvolveu uma plataforma para auxiliar as empresas a monitorar a saúde dos colaboradores.

 

Mais de 1.800 colaboradores da Unisinos são monitorados através da ferramenta, que é utilizada desde novembro de 2020. Diariamente, eles preenchem um questionário que contém informações parametrizadas através dos protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Caso esqueça de preencher por três dias consecutivos, o colaborador recebe um alerta por SMS e por email, com o link para preenchimento.

 

A gerente de Gestão de Pessoas da Unisinos, Sandra Lissot, vê a ferramenta como um cuidado adicional em relação à saúde dos colaboradores da universidade. De maneira preventiva, é possível identificar potenciais situações de risco. No momento em que um colaborador reporta algum sintoma, o sistema envia automaticamente um SMS para a gestora. “Entramos em contato direto para fazer o rastreamento da situação. Trabalhamos questões de prevenção e passamos orientações sobre os cuidados a serem seguidos até o resultado da testagem. Além disso, pedimos para que permaneça em home office aguardando o resultado do teste, pois pode ser um vetor de transmissão. Este é um trabalho de orientação, prevenção e acolhimento neste momento tão complexo”.

 

Apesar da importância da ferramenta, como forma de monitorar a situação da comunidade universitária, Sandra vê baixa adesão dos colaboradores, frente ao cenário sanitário que estamos vivendo. “Estamos fazendo um esforço para que todos incluam na sua rotina diária o preenchimento das informações. Incluir no hábito é o grande desafio”.

 

De acordo com a co-founder da Usphera XR, Andréia Martins, neste momento crítico da pandemia do novo coronavírus, o checkCOVID.me pode ser um importante aliado para o monitoramento dos sintomas. “Como é um processo novo, precisamos ensinar às pessoas a importância da saúde coletiva. A plataforma permite o monitoramento. Mas, também contribui para que a saúde da comunidade seja melhor. A Unisinos fez esse trabalho muito bem, pois conseguiu levar a informações para seus funcionários”.

 

Para Andréia, a ferramenta também pode auxiliar as empresas e seus colaboradores no retorno gradual às atividades, permitindo que elas possam monitorar e acompanhar a saúde de quem está trabalhando. “Se um funcionário identificar que está com sintomas, a empresa vai poder monitorar. O colaborador vai se sentir acolhido e todas as pessoas com quem ele teve contato vão estar protegidas. O sistema auxilia a mapear e informar as pessoas com quem teve contato”.

 

A enfermeira do Trabalho na Saúde Ocupacional da Unisinos, Rosana Schaeffer Zeferino, entende que o uso da plataforma passa segurança aos trabalhadores. “Fazemos um monitoramento permanente. Vemos quem são os funcionários que preencheram, como está a saúde, qual o setor com mais casos. Se o colaborador está trabalhando presencialmente ou de forma remota”. Além disso, Rosana reforça a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs para quem está indo aos campi de São Leopoldo e Porto Alegre. “A máscara é um equipamento de segurança imprescindível neste momento de pandemia”, conclui.

 

Plataforma – O checkCOVID.me (https://www.checkcovid.me) foi desenvolvido pela startup Usphera XR com o objetivo de tornar mais simples e ágil a tarefa de acompanhar a saúde dos colaboradores de uma empresa. Na plataforma, o gestor tem acesso a um painel, onde estão consolidadas as informações dos colaboradores, que são voluntariamente autodeclaradas e sistematizadas.

 

O colaborador é cadastrado na plataforma e recebe um link por SMS com os termos de uso e política de privacidade. Após o aceite, ele completa seu cadastro e diariamente indica se possui algum sintoma. Desta forma, o ambiente de trabalho pode ser acompanhado e as medidas de prevenção podem ser acionadas sempre que necessário. Além disso, o sistema automatiza as informações relevantes e envia alertas via email e SMS para o gestor, facilitando e agilizando a tarefa de cuidar dos colaboradores, contribuindo com a segurança no trabalho neste momento tão delicado.

 

O checkCOVID.me possui três tipos de planos: gratuito (até 03 colaboradores), empresarial e corporativo, adequado às necessidades de cada perfil de empresa e seus colaboradores.

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM