Você está aqui
Home > Tecnologia & Inovação > Agrônomo leopoldense desenvolve sistema para rastrear hortaliças

Agrônomo leopoldense desenvolve sistema para rastrear hortaliças

Felipe Rodrigues da Silva criou o Caminho do Produtor, para auxiliar pequenos produtores a rastrear e etiquetar hortaliças

A produção comercial de hortaliças é uma das atividades rurais que concentra maior índice de pequenas propriedades e de agricultores familiares e a crescente preocupação com a segurança destes alimentos levou o engenheiro agrônomo digital leopoldense Felipe Rodrigues da Silva a desenvolver um software de gestão com foco na rastreabilidade, emissão de etiquetas, rótulos com tabela nutricional e de notas fiscais.  “Nosso propósito é auxiliar o pequeno agricultor, que na maioria das vezes precisa gerenciar sozinho todo o processo”, explica Felipe.  

Chamado Caminho do Produtor, o programa tem interface amigável e pacotes específicos de acordo com a demanda. Felipe aponta que a prioridade de um processo de rastreabilidade é proteger o consumidor de maneira mais rápida e precisa identificando o produto e listando os responsáveis de cada etapa do processo de produção, distribuição e comercialização daquele alimento. “Tanto o consumidor quanto os parceiros desta cadeia produtiva devem ser capazes de identificar a origem, isto é, o fornecedor, de forma direta por meio de uma consulta simples ao número do lote e o destinatário direto do produto”, enfatiza.

O sistema já está sendo utilizado por produtores de hortaliças do Mato Grosso do Sul e São Paulo, por exemplo, que conseguem monitorar em tempo real a distribuição e venda dos alimentos.

Expointer 2021 – Para divulgar o sistema e falar sobre a importância da restreabilidade, Rodrigo foi convidado para palestrar durante a Expoiter 2021, a convite do CREA RS. A apresentação pode ser conferida neste link:

https://caminhodoprodutor.com.br/expointer/palestra-sobre-rastreabilidade-vegetal-44a-expointer-crea-rs/

Top