Clube social mais antigo do País, Sociedade Orpheu quer contar as história das pessoas que nele viveram bons momentos
No dia 20 de janeiro, a Sociedade Orpheu completará 162 anos de muitas histórias para contar. É a sociedade de canto mais antiga do País e que chegou a receber visitante ilustres, como Dom Pedro II. E a data será comemorada com um Ato Cultural Memórias Orpheu. “O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo estará organizando, em parceria com o clube, uma exposição da nossa história. Na ocasião também teremos apresentações artísticas e culturais”, explica o casal presidente José Roberto e Hilda Kfuri. A entrada é franca.
O público está sendo convidado a contar as histórias que viverem junto à Sociedade, que durante muitos anos sediou lindos bailes de debutantes e também a Confa, tradicional evento para jovens. Segundo a promoter Patricia Rosa, o pedido que seja escrita uma carta para ser inserida no Baú de Memórias.
Sobre a Sociedade Orpheu – Em 20 de janeiro de 1858, na casa de Jacob Geyer, foi fundada a Sociedade Mannergesang Orpheus por um quarteto duplo de cantores que tinham como objetivos enobrecer o canto alemão, influindo e animando o gosto por ele, e promover a vida sociável e harmoniosa dos imigrantes alemães.
Seus fundadores foram Wilhelm Hofmann, Wilhelm Haertel, Christian Fleck, Luiz Reichard, Alexander Herzog, Dr. Albert Goetze, Carl Renck e Luiz Grünwald.
A Sociedade de Canto Orpheus, como era chamada, foi ponto de encontro de políticos, autoridades e empresários locais. Em 1865, recebeu a visita do Imperador Dom Pedro II, durante sua passagem pelo Brasil. A lira tornou-se seu símbolo.
Sem ser a primeira sociedade de canto do Rio Grande do Sul, mas aquela que nunca fechou suas portas, a Sociedade Orpheu tornou-se conhecida por suas festas, entre elas o Carnaval e o Baile de Debutantes, no qual as adolescentes eram introduzidas na vida social. Eram famílias inteiras comemorando datas festivas.
O Clube Social mais antigo do Brasil, título de reconhecimento recebido na 1ª Convenção Nacional de Clubes Sociais, realizada no Rio de Janeiro, tem como objetivo proporcionar a seus sócios lazer e entretenimento.
Redação: Elizabeth Renz – jornalista e coordenadora de conteúdo Portal São Leopoldo Negócios & Companhia
Fotos: Divulgação