O Comércio impulsionou as contratações em outubro, tendo em vista a preparação para as festas de final de ano
São Leopoldo registrou em outubro deste ano 2.160 admissões com carteira assinada. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e apontam dez meses de resultado positivo na geração de empregos. O município fica assim entre os dez municípios gaúchos que mais registraram admissões. Mesmo com os desligamentos que ocorreram no mesmo período, cerca de 2.015, o Município segue com um saldo favorável de 145 vagas preenchidas ainda em tempos de pandemia. A matriz diversificada de setores produtivos, como a indústria metalmecânica e a tecnologia, foram importantes durante todo o ano.
Comércio lidera – No Rio Grande do Sul, o setor do comércio foi o que mais se destacou no mês de outubro e no Município não foi diferente, liderando o ranking das admissões empregando 79 pessoas, seguido do setor de serviços (71). A indústria também teve um bom posicionamento, empregando 69 pessoas.
O vice-presidente de Comércio da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo, Felipe Feldmann, acredita que o aumento no número de empregos em outubro no comércio foi impulsionado pelas vendas de final de ano. “Esse aumento é devido à necessidade de os lojistas prepararem suas equipes para as vendas de final de ano, porque há esta expectativa para vendas. O pagamento de férias e décimo terceiro salário também ajuda neste período”, explicou ele, que também falou sobre o crescimento em outros setores e o aumento na geração de empregos. “O setor de Serviços também retoma gradualmente, com o retorno de atividades como o turismo e eventos, bem como a liberação de mais pessoas em locais como restaurantes e bares. A Indústria, por sua vez, reflete os investimentos que as empresas estão realizando, devido aos projetos de expansão”, apontou.