A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult), e as Faculdades EST realizam de 25 a 27 de março o Congresso do Bicentenário com o tema “São Leopoldo: onde o passado, presente e futuro se encontram – 1824 – 2024”.
A programação traz uma pluralidade de temas que serão abordados por professores, gestores e pesquisares de diversas áreas, reunindo palestrantes brasileiros e da Alemanha. Os eixos temáticos previstos são: História, política e governança; Economia e Produção Mais Limpa; Educação; e Religião. Estas atividades serão realizadas no Auditório do Prédio H da Faculdades EST.
O renomado médico e neurocientista brasileiro, Miguel Nicolelis, será palestrante do Congresso do Bicentenário no dia 26 de março, às 10h, na Sociedade Orpheu em São Leopoldo. A atividade faz parte da programação que será realizada de 25 a 27 de março, com o tema “São Leopoldo: onde o passado, presente e futuro se encontram – 1824 – 2024”. A palestra com Nicolelis é gratuita com vagas limitas, será necessária inscrição prévia pelo link clicando aqui.
De acordo com o secretário Municipal de Cultura e Relações Internacionais, e coordenador do Bicentenário, Marcel Frison, o congresso será um momento muito marcante, com uma intensa programação. “O Congresso será um momento muito especial da celebração do Bicentenário de São Leopoldo e os 200 anos da imigração alemã. Reuniremos delegações da Alemanha, assim como de outras nacionalidades com a comunidade local para vermos nosso passado e presente e projetarmos o nosso futuro”, comenta Frison.
Confira a programação completa:
Segunda-feira, 25 de março de 2024
Manhã
8h – 9h: Credenciamento
9h – 10h: Abertura
10h – 12h: Mesa Redonda 1
Eixo Temático: História, Política e Governança
1 – Evandro Fernandes – Guilherme Gaelzer Netto, um “pequeno Kaiser nos trópicos”.
2 – Rodrigo Luis dos Santos – A política em São Leopoldo na Era Vargas: as atuações de Theodomiro Porto da Fonseca e Carlos de Souza Moraes
3 – René Ernani Gertz – “Algumas considerações sobre São Leopoldo republicano”
4 – Everson Gardel de Mello – Política municipal de enfrentamento às mudanças climáticas – perspectivas e desafios
Moderação: Prof. Ms. Osmar Witt
Tarde
14h – 15h30: Mesa Redonda 2
Eixo Temático: Economia E Produção Mais Limpa
1 – Doris Rejane Fernandes
2 – Arthur Blasio Rambo – “Associação Riograndense de Agricultores”
3 – Natasha Javiel Comassetto – “Hortas comunitárias”
Moderação: Prof. Dr. Valério Schaper + Alguém da PMSL (pessoa a ser indicada)
16h – 17h30: Mesa Redonda 3
Cultura e Arte
1 – Vania Inês Avila Priamo – “Quadros que falam, narrativas migratórias: a imigração a partir do olhar do artista plástico Flávio Scholles”
2 – Dalva Neraci Reinheimer – “Quadros que falam, narrativas migratórias: a imigração a partir do olhar do artista plástico Flávio Scholles”
3 – Quésia Katúscia Gasparetto – “A bela rosa e seus espinhos: semeando a preservação do bairro Hamburgo Velho na cidade de Novo Hamburgo (1970-1990)”
Moderação: Prof. Dr. Louis Marcelo Illenseer
Noite
19h30: Lançamento de livros
20h30: Atividades culturais
Terça-feira, 26 de março de 2024
Manhã
10h-11h: Palestra Prof Dr. Miguel Nicolelis
Inscreva-se aqui na palestra
Tarde
14h30: Palestra Stephan Treuke [fornecer tema]
15h30: Palestra Uta Karrer- “Museu da Francônia em Feuchtwangen: Preservação e comunicação do patrimônio cultural”
16h30: Palestra Klaus Lauck – “O que nos conecta em ambos os lados do oceano”
Noite
20h: Atividades Culturais
Quarta-feira, 27 de março de 2024
Manhã
8h30 – 10h: Mesa Redonda 4
Eixo Temático Meio Ambiente
1 – Rosane Márcia Neumann – “Terras, colonização e conflitos sociais”
2 – Arno Kaiser – “Contribuição dos descendentes alemães na evolução da consciência ecológica no Brasil”
3 – Márcio Linck – “Ocupação urbana e Gestão Ambiental em São Leopoldo”
4 – Joel Garcia Dias – “A experiência leopoldense dos `Parques sócio-mbientais”
Moderação: Profa. Dra. Marli Brum
10h – 12h: Mesa Redonda 5
Desafios da Governança Local Frente À Inundação e a Escassez Hídrica
1 – Viviane Feijó – “Cidades esponjas”
2 – Darci Zanini – “Sistema de monitoramento de áreas protegidas”
Moderação: Promotora de Justiça Dra. Ximena Cardoso
Tarde
14h – 15h30: Mesa Redonda 6
Eixo Temático Educação
1 – Jorge Luiz da Cunha – “A história da imigração e seu papel nas Praxis da Educação nas comunidades no sul do Brasil independente”
2 – Isabel Cristina Arendt – “Os primórdios da educação em São Leopoldo: escolas e produção de material didático”
3 – Cristina Seibert Schneider – “A educação patrimonial na ressignificação do valor simbólico: a ciência da mente e a memória”
Moderação: Profa. Dra. Simone Imperatore
16h – 17h30: Mesa Redonda 7
Eixo Temático Religião
1 – Luiz Fernando Medeiros Rodrigues – “Jesuítas no Sul do Brasil: atividades pastorais e imigração alemã”
2 – Wilhelm Wachholz – “Luteranismo: histórias de uma identidade religiosa minoritária”
3 – (Ricardo Willy Rieth????)
Moderação: Prof. Dr. Oneide Bobsin
Em caso de dúvida, contate pelo e-mail relacionamento@est.edu.br ou pelo Whatsapp: (51) 9 8122-8340.