Na semana passada, o Supper Rissul, supermercado localizado no bairro São José, em São Leopoldo, foi interditado devido ao número de funcionários infectados pela Convid-19 e considerado elevado pela Prefeitura Municipal.
O secretário municipal de Saúde, Ricardo Charão, destacou que o estabelecimento somente seria reaberto com a apresentação de um Plano de Sanitização para a Secretaria Municipal de Saúde, que seria realizado por uma empresa independente e com qualificação técnica, com posterior aprovação da Vigilância em Saúde.
E após adotar todas as medidas, a UnidaSul, holding que administra o Supper Rissul, confirma que irá reabrir amanhã (05), às 7h30, a loja que foi interditada. A informação é do Portal Martin Behrend.
A empresa informa que adotou, em conjunto e com ciência das autoridades sanitárias municipais, uma série de medidas para garantir a segurança e o bem-estar dos colaboradores e clientes. Tais práticas vêm sendo implementadas desde o dia 20 de março e estão em constante revisão e implantação, a partir das orientações das autoridades de saúde.
As principais ações adotadas na loja de São Leopoldo são:
– Testagem por parte da Prefeitura de São Leopoldo de todos os colaboradores da unidade e terceirizados, bem como acompanhamento dos mesmos;
– Afastamento de todos os colaboradores que testaram positivo para a doença;
– Sanitização de todos os setores da loja nos dias 28/04, 04/05 e semanalmente pelo próximos 30 dias;
– Verificação da temperatura corporal dos clientes antes de ingressar na loja, além dos funcionários e terceirizados duas vezes ao dia: na chegada e saída do estabelecimento. Aqueles que estiverem com mais de 37,8° C serão orientados a procurar o Serviço Público de Saúde;
– Instalação de tapetes pedilúvios na entrada de todas as lojas de São Leopoldo visando a higienização dos sapatos dos clientes.
ACOMPANHAMENTO
Desde a confirmação do primeiro caso, ocorrido no dia 27 de abril, o Supper Rissul informa que vem acompanhando, através de uma empresa especializada em saúde, o desenvolvimento dos casos entre seus colaboradores. Até o momento, todos estão estáveis.
A Unidasul reitera que não vem medindo esforços para proteger seus colaboradores e clientes. De uma forma geral, desde o início da pandemia, a rede vem disponibilizando para as equipes os equipamentos de segurança indicados pelas autoridades sanitárias (luvas, álcool em gel e máscaras), além de controlar o fluxo de clientes nas lojas, sinalizar as áreas internas para distanciamento entre os clientes, redobrar as rotinas de higiene nas lojas e instalar placas de acrílico para proteção dos caixas, entre outras ações.
Da mesma forma, lembra que o novo coronavírus desafia não apenas o sistema de saúde, mas a sociedade como um todo, em especial, empresas e serviços essenciais à população como os supermercados.
A empresa também assinala que os sete mil colaboradores estão superando, dia a dia, seus temores pessoais entendendo a importância de seu trabalho para a sociedade gaúcha.