Apresentações arrebataram o público no Santuário Sagrado Coraçãoo de Jesus em mais uma iniciativa da Presto Produções | Foto: Tiago da Rosa

Um público emocionado aplaudiu em pé as duas apresentações do Requiem de Mozart que aconteceram nos dias 8 e 9 de novembro, respectivamente no Santuário Coração de Jesus, de São Leopoldo, e Santuário Santa Teresinha, em Porto Alegre, com entrada franca. A iniciativa, liderada pela Presto Produções por meio da Camerata Presto, impactou cerca de três mil pessoas. “Nosso objetivo foi oferecer à comunidade um belo concerto homenageando a todos que nos prestigiam e apoiam e também aos que já partiram e nos deixaram um legado que nos inspira”, declarou Lúcia Passos, diretora da Presto.
As apresentações, consideradas arrebatadoras, mobilizou cerca de 130 artistas, entre os solistas Elisa Machado (soprano), Carol Braga (contralto), Felipe Bertol (tenor) e Daniel Germano (baixo) e o grande coral formado pelo Madrigal Presto, Coro de Câmara da PUCRS, Coral da UFRGS e o Coro de Câmara UFSM. A regência foi do maestro João Paulo Sefrin.
Os espetáculos tiveram o patrocínio da Sicredi Pioneira, Banrisul e Vila Rica Imóveis e apoio do Santuário Sagrado Coração de Jesus, Santuário Santa Teresinha e Centro Medianeira.
SOBRE A OBRA – Considerada uma das obras mais marcantes da música erudita, o “Réquiem em Ré menor” (K.626), de Wolfgang Amadeus Mozart, foi criado há cerca de 230 anos. O termo “Requiem” designa uma missa fúnebre e faz referência à primeira linha do texto litúrgico “Requiem aeternam dona eis, Domine” (“dá-lhes o repouso eterno, Senhor”). Diversos compositores escreveram suas versões de Requiem ao longo da história, no entanto, o de Mozart é considerado um dos mais emblemáticos, composto para quarteto vocal solista, coro e orquestra.
Mozart, fragilizado pela doença e marcado pela perda recente de seu pai, não concluiu a obra. Antes de morrer, deixou completas três seções com coro: Introito, Kyrie e Dies Irae. As demais partes foram completadas pelo seu discípulo Süssmayr, que incluiu a composição integral de Franz Xaver Sanctus e reutilizou temas do Introito e Kyrie no Communio, para dar unidade à peça. Uma das influências para a obra foi o Requiem, de Michael Haydn.
A estreia aconteceu em Viena, em 2 de janeiro de 1793, em um concerto beneficente em favor da viúva de Mozart, Constanze Weber.
Sobre o Projeto Camerata Presto – O Projeto Camerata Presto, desenvolvido pela Presto Produções, reúne instrumentistas de grande experiência para difundir a música erudita. Altera seu formato original de cordas para tornar-se uma grande orquestra com a participação de dezenas de músicos e instrumentos. A ela, juntam-se corais e demais artistas, moldando-se ao espetáculo idealizado.
Fotos: Tiago da Rosa

AINDA NÃO ACESSOU O CANAL DO PORTAL NO WHATSAPP?
CLIQUE AQUI: https://www.whatsapp.com/channel/0029Vb65HRO6LwHenkbgs81C
Jornalista e Coordenadora de Conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Cia | Reg.Prof. 8228/95 | imprensa@slnegociosecia.com.br | (51)981846227


