Buscando garantir a memória e a preservação histórica de um prédio que é cartão postal de São Leopoldo, desde 2022, a gestão municipal vem trabalhando e construindo por meio da reitoria da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e da Fundação Antônio Vieira, mantenedora da instituição, sobre a aquisição do imóvel, tombado pelo Patrimônio Histórico, onde foi a primeira sede da Unisinos, localizado no Centro de São Leopoldo, entre as avenidas Dom João Becker, Rua Brasil e Praça Tiradentes, no centro. O espaço trata-se de um terreno de quase de 7 mil m², e com mais de 11 mil m², localizado ao lado do Centro Administrativo.
De acordo com o prefeito Ary Vanazzi, “esse processo de aquisição pelo poder público, faz parte de um todo maior, nossa gestão vem trabalhando num processo macro de ações, revitalizando nossa rua Independência, nosso centro histórico e o prédio aqui da antiga Unisinos, preservado como um bem público, na medida que precisa de manutenção e cuidado, vai garantir a memória e a preservação deste espaço que faz parte da história da cidade, da educação, do nosso Bicentenário”, destacou Vanazzi.

No último dia 24 de janeiro, o Prefeito Ary Vanazzi decretou o prédio onde também já funcionou o Colégio São José, como de Utilidade Pública, para fins de desapropriação, através do Decreto n.º 10.672/24, onde a Prefeitura pretende instalar a Secretaria Municipal de Educação (Smed), além de áreas técnicas do governo, e também, disponibilizar parte dele para a Câmara de Vereadores.
A partir de agora, seguem as tratativas de avaliação do imóvel para viabilizar a desapropriação.
Fonte: Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Fotos: Mateus do Nascimento

Jornalista e Coordenadora de Conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Cia | Reg.Prof. 8228/95 | imprensa@slnegociosecia.com.br | (51)981846227