Você está aqui
Home > Tecnologia & Inovação > Pradotech recebe primeiras startups

Pradotech recebe primeiras startups

PradoTech - Gravataí/RS

Casa das Startups é fruto de parceria da Pradotech com a Unitec São Leopoldo e Prefeitura de Gravataí

Gravataí ganha um novo ambiente de inovação e empreendedorismo, um local adequado para o surgimento de novas ideias e inserção na economia do conhecimento, como opção econômica para o desenvolvimento local. É o Espaço Pradotech – Casa das Startups: Incubadora Tecnológica. O ambiente, que foi customizado para receber as primeiras startups do Pradotech, e abre nesta terça-feira, 29, às 10h30, no Urbano – Offices & Coworking, em Gravataí.

Casa das Startups é fruto de parceria da Pradotech com a Unitec São Leopoldo e Prefeitura de Gravataí,RS
Espaço Pradotech – Casa das Startups: Incubadora Tecnológica

Em sua fase 1, o projeto vai incubar o primeiro grupo de startups do Pradotech, cuja seleção será realizada por meio de um convênio da prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia com a Incubadora da Unisinos, a Unitec, que possui certificação Cerne 4 do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos. No evento, será lançado um edital para seleção de projetos enquadrados nas seis áreas do Pradotech: Tecnologia da Informação (TI); Comunicação e Convergência Digital; Indústria 4.0; IoT e Inteligência Artificial; Bio e Nanotecnologia; e Novos Materiais.

Para o presidente do Instituto Prado, Carlos Gerdau Johannpeter, o lançamento da incubadora é uma etapa que objetiva a implantação do Pradotech. “É um passo importante que estamos dando. São nossas primeiras startups, que desejamos possuam conteúdo de tecnologia. Isto é bom para o RS, é bom para jovens talentos, é bom para nosso projeto do Prado Bairro Cidade, que traz este conceito inovador de um lugar para viver, trabalhar, empreender e se divertir”.

Carlos Gerdau Johannpeter
Carlos Gerdau Johannpeter: Conceito inovador para as cidades do futuro

Para a CEO do Pradotech, Susana Kakuta, a primeira seleção vai posicionar a tipologia de empresas para o Parque Tecnológico. “Buscamos startups inovadoras nas nossas verticais, com alta escalabilidade e potencial de futuro. Esta é a prioridade número um neste momento. Tenho certeza de que teremos boas candidaturas, em função dos jovens talentos que temos na região”.

Susana Kakuta, CEO do PradoTech
Susana Kakuta, CEO do PradoTech: escolhan por empresas verticais

Para o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, a iniciativa representa a realização de um sonho que vem sendo construído ao longo dos últimos anos. “Gravataí está entrando no campo da inovação de forma efetiva. É isso que representa o Pradotech! Nós criamos uma secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia justamente para este fim. Além disso, aprovamos uma Lei de Inovação, que é uma das mais modernas que existem no mercado”.

A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí, Selma Fraga, destaca que o movimento iniciado pela Associação Gaúcha de Tecnologia e Inovação do Vale do Gravataí – AGTI, em 2017, foi o início de uma trajetória em prol do desenvolvimento da inovação e tecnologia na cidade. “O lançamento da Casa das Startups confirma e coloca um carimbo de que estávamos certo. Vamos qualificar nossas empresas através de um modelo de incubação e mentoria, realizado em parceria com a Unitec. Será em um formato EAD, que foi criado no contexto da pandemia”.

O diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec), Silvio Bitencourt da Silva, entende que a Unisinos, por meio da sua Incubadora, ao firmar parceria com a prefeitura de Gravataí, procura contribuir para o desenvolvimento econômico e social regional. “O objeto da parceria envolve a transferência de conhecimentos e compartilhamento de experiências da Unisinos sobre gestão de ambientes promotores de inovação e mecanismos de geração de empreendimentos para a prefeitura. Tem por objetivo estimular o empreendedorismo para o desenvolvimento de negócios inovadores”.

Silvio Bitencourt da Silva, diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec)
Silvio Bitencourt da Silva, diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec)

O espaço definitivo para a incubadora do Pradotech, a Casa das Startups, está em plena construção dentro do Prado Bairro-Cidade, em Gravataí.

Top