Casa das Startups é fruto de parceria da Pradotech com a Unitec São Leopoldo e Prefeitura de Gravataí
Gravataí ganha um novo ambiente de inovação e empreendedorismo, um local adequado para o surgimento de novas ideias e inserção na economia do conhecimento, como opção econômica para o desenvolvimento local. É o Espaço Pradotech – Casa das Startups: Incubadora Tecnológica. O ambiente, que foi customizado para receber as primeiras startups do Pradotech, e abre nesta terça-feira, 29, às 10h30, no Urbano – Offices & Coworking, em Gravataí.
Em sua fase 1, o projeto vai incubar o primeiro grupo de startups do Pradotech, cuja seleção será realizada por meio de um convênio da prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia com a Incubadora da Unisinos, a Unitec, que possui certificação Cerne 4 do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos. No evento, será lançado um edital para seleção de projetos enquadrados nas seis áreas do Pradotech: Tecnologia da Informação (TI); Comunicação e Convergência Digital; Indústria 4.0; IoT e Inteligência Artificial; Bio e Nanotecnologia; e Novos Materiais.
Para o presidente do Instituto Prado, Carlos Gerdau Johannpeter, o lançamento da incubadora é uma etapa que objetiva a implantação do Pradotech. “É um passo importante que estamos dando. São nossas primeiras startups, que desejamos possuam conteúdo de tecnologia. Isto é bom para o RS, é bom para jovens talentos, é bom para nosso projeto do Prado Bairro Cidade, que traz este conceito inovador de um lugar para viver, trabalhar, empreender e se divertir”.
Para a CEO do Pradotech, Susana Kakuta, a primeira seleção vai posicionar a tipologia de empresas para o Parque Tecnológico. “Buscamos startups inovadoras nas nossas verticais, com alta escalabilidade e potencial de futuro. Esta é a prioridade número um neste momento. Tenho certeza de que teremos boas candidaturas, em função dos jovens talentos que temos na região”.
Para o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, a iniciativa representa a realização de um sonho que vem sendo construído ao longo dos últimos anos. “Gravataí está entrando no campo da inovação de forma efetiva. É isso que representa o Pradotech! Nós criamos uma secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia justamente para este fim. Além disso, aprovamos uma Lei de Inovação, que é uma das mais modernas que existem no mercado”.
A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí, Selma Fraga, destaca que o movimento iniciado pela Associação Gaúcha de Tecnologia e Inovação do Vale do Gravataí – AGTI, em 2017, foi o início de uma trajetória em prol do desenvolvimento da inovação e tecnologia na cidade. “O lançamento da Casa das Startups confirma e coloca um carimbo de que estávamos certo. Vamos qualificar nossas empresas através de um modelo de incubação e mentoria, realizado em parceria com a Unitec. Será em um formato EAD, que foi criado no contexto da pandemia”.
O diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec), Silvio Bitencourt da Silva, entende que a Unisinos, por meio da sua Incubadora, ao firmar parceria com a prefeitura de Gravataí, procura contribuir para o desenvolvimento econômico e social regional. “O objeto da parceria envolve a transferência de conhecimentos e compartilhamento de experiências da Unisinos sobre gestão de ambientes promotores de inovação e mecanismos de geração de empreendimentos para a prefeitura. Tem por objetivo estimular o empreendedorismo para o desenvolvimento de negócios inovadores”.
O espaço definitivo para a incubadora do Pradotech, a Casa das Startups, está em plena construção dentro do Prado Bairro-Cidade, em Gravataí.