Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

RGE anuncia parceria que beneficiará Hospital Centenário

Iniciativa do grupo CPFL, o Programa RGE nos Hospitais foi lançado na manhã desta quinta-feira (9/1), em São Leopoldo, na sede da RGE. Com três frentes de trabalho – ações de eficiência energética, investimento na melhoria dos hospitais e um programa de doação em conta de energia para hospitais –, o programa ajudará instituições públicas e filantrópicas a reduzirem contas de energia elétrica.

Para o governador Eduardo Leite, presente ao evento, a iniciativa deixa ainda mais clara a importância da participação do setor privado. “Por muito tempo, existiu a visão de que o interesse público só é atendido quando há presença do Estado. Aqui, observamos mais um exemplo de que isso não é verdade. A iniciativa tem disposição e condições de melhorar a vida da população, com eficiência e rapidez”, explicou.

Em três anos, a RGE investirá R$ 50 milhões em eficiência energética, contemplando a instalação de usinas fotovoltaicas e a substituição de lâmpadas com tecnologia obsoleta por modelos de LED. “A partir desse investimento, os hospitais podem garantir redução nos custos de energia e redirecionar esse recurso para aquisição de leitos, pagamento de salários e regularidade na prestação de serviços”, celebrou Leite.

O diretor-presidente da RGE, Marco Antonio Villela de Abreu, reforça que este é o maior investimento já registrado no Estado em energia solar fotovoltaica. O valor vem sendo aplicado desde 2019, com previsão de ser quitado até 2021. Instituições públicas e filantrópicas de saúde, situadas nos municípios das áreas de concessão da RGE, estão aptas a participar do programa, que pretende contemplar mais de cem hospitais. A previsão é de que, ao longo dos três anos, as instituições hospitalares envolvidas no programa economizem aproximadamente R$ 6 milhões por ano.

O prefeito Ary Vanazzi reforçou que o tema da sustentabilidade não pode sair do horizonte de gestores e governantes. “Sou presidente da Associação Brasileira dos Municípios (ABM) e realizamos através dela muitos seminários sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Num momento em que o governo no Brasil deixa o assunto de lado, é importante que Estados e municípios abracem essa causa junto com as empresas. Em São Leopoldo formamos uma excelente parceria público privada”, ressaltou.

O segundo pilar do programa prevê investimentos na melhoria das condições dos hospitais, ampliando a oferta de serviços médico-assistenciais e apoiando a formação, o treinamento e o funcionamento de recursos humanos. O trabalho já vem sendo desenvolvido no Hospital de Caxias do Sul e no Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi, em Veranópolis.

A terceira frente de atuação do programa envolve a participação do cidadão e cria a possibilidade de o cliente realizar doações para os hospitais por meio da conta de energia. O serviço já é oferecido em 94 hospitais do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

Os secretários Artur Lemos Júnior (Meio Ambiente e Infraestrutura), Luís Lamb (Inovação, Ciência e Tecnologia) e Catarina Paladini (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos) também participaram na cerimônia.

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM