Você está aqui
Home > Empresas & Negócios > Oncologia Centenário: referência há 20 anos no combate ao câncer

Oncologia Centenário: referência há 20 anos no combate ao câncer

Desde sua fundação, em 2001, 25.113 pacientes foram atendidos em radioterapia, quimioterapia, rádio-oncologia e consultas médicas

Referência quando o assunto é o combate ao câncer, a Oncologia Centenário completa 20 anos em São Leopoldo. Duas décadas marcadas por desafios e muita evolução tecnológica. “Nossos investimentos sempre foram para entregar o melhor tratamento. Objetivo alcançado quando paramos para pensar em quantas vidas salvamos e, sobretudo, a esperança de dias melhores”, destaca o diretor da clínica de São Leopoldo, Adalberto Broecker Neto. Da fundação e inauguração do prédio, em 30 de novembro de 2001, aos dias de hoje, foram atendidos 25.113 pacientes em radioterapia, quimioterapia, rádio-oncologia e consultas médicas.

Adalberto Broecker Neto, fundador da Oncologia Centenário
Adalberto Broecker Neto, fundador da Oncologia Centenário

Primeira clínica brasileira a implantar a humanização desde o início do tratamento, o Centro de Câncer criou um serviço modelo de universalização do atendimento. “A Oncologia Centenário foi planejada para atender toda a população, sem distinção. Tudo que aprendi em minha vida foi projetado na clínica e sempre nos guiamos por uma regra simples: fazer o melhor”, diz Broecker Neto, lembrando que a escolha do nome Centenário foi em homenagem ao hospital da cidade. Ainda segundo ele, tudo se tornou possível com o empenho dos colaboradores, entre médicos e demais profissionais de variadas áreas. Para festejar a data memorável, a Oncologia Centenário realizará evento, neste sábado (27), às 20 horas, no São Leopoldo Tênis Clube. Na ocasião, além do brinde de aniversário, será feita a entrega de placas comemorativas para quatro colaboradores com 20 e 10 anos de casa.

TRATAMENTO INTEGRAL – Instituição privada, a Oncologia Centenário nasceu com a missão de prestar assistência a pacientes de convênios, particulares e do Sistema Único de Saúde (SUS). Independente de qual via de chegada na clínica, o tratamento oncológico é realizado de forma integral. “Oferecer um tratamento ditado pelo SUS seria retroagir no tempo e nas possibilidades de cura”, ressalta Broecker Neto. Segundo o oncologista, a tecnologia avançou tanto que seria impossível empregar uma técnica do passado, até porque ela não faz mais parte da rotina da clínica.

Através de convênio com o Hospital Centenário, a Oncologia Centenário é habilitada pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). São diversos os tipos de câncer tratados em São Leopoldo, como de cabeça, pescoço, mama, próstata, bexiga, pulmão, entre outros. Atualmente, é responsável pelo tratamento de cerca de 2 mil provenientes do SUS de 21 cidades credenciadas ao Hospital Centenário, além de pacientes de convênios e os que pagam com recursos próprios. Em quimioterapias, foram 6.618 sessões em 2020 e 6.977 de janeiro a outubro deste ano. Já em radioterapias o número chegou a 897 tratamentos no ano passado e 904 neste ano. Também foram realizadas 6.620 consultas médicas (oncologia clínica) em 2020 e 10.202 neste ano, além de 2.649 e 2.350 rádio-oncologia, respectivamente nestes períodos.

Tecnologia internacional garante eficácia nos tratamentos

Em 2013, a Oncologia Centenário modernizou ainda mais sua estrutura de 2.500 m². Investiu cerca de R$ 4 milhões – recursos próprios – em tecnologia internacional: aceleradores lineares de radioterapia guiada por imagem (ImageGuidedRadioTherapy/IGRT), vindos do Canadá, e Radiocirurgia e Arcoterapia Volumétrica Modulada (VMAT).  Equipamentos e novas técnicas que proporcionam eficácia e redução do tempo de tratamento.

LINHA DO TEMPO

20/11/2001 – Inauguração do prédio da Oncologia Centenário

18/11/2005 – Inauguração da radioterapia e primeira expansão do prédio

Fevereiro/2009 – Renovação do contrato de atendimento e tratamento com o Hospital Centenário\Prefeitura de São Leopoldo

4/12/2015 – Segunda ampliação do prédio e início dos tratamentos de radioterapia guiada por imagem

Setembro/2015 – Início da radioterapia em arco e radiocirurgia

Setembro 2021 – Renovação do contrato de atendimento e tratamento com o Hospital Centenário\Prefeitura de São Leopoldo

Top