Você está aqui
Home > Empresas & Negócios > New Life amplia atuação corporativa no segmento de energia solar

New Life amplia atuação corporativa no segmento de energia solar

Energia solar é grande aliada na responsabilidade corporativa

Painéis solares trazem benefícios sustentáveis e econômicos para as empresas

Se antes a energia solar era somente fonte de redução dos gastos com energia elétrica, o cenário mudou de ângulo para as empresas que passaram a enxergar a importância da inclusão de pautas sociais e ambientais nos seus negócios. Afinal, a responsabilidade corporativa está se tornando critério dos consumidores na hora de escolher produtos e, com o crescimento da conscientização sobre respeito ao meio ambiente, a demanda por produtos ecologicamente e socialmente sustentáveis será cada vez maior. “A sustentabilidade é um caminho sem volta e quem não trabalhar esse conceito não terá mercado num futuro próximo”, diz Ricardo Vieira Rodrigues, diretor Comercial da New Life Solar Energy, empresa com foco em geração solar fotovoltaica localizada em São Leopoldo e que atende todo o Rio Grande do Sul.

Atentas à sustentabilidade para gerar processos produtivos de menor impacto, as empresas estão motivadas a buscar lugar ao sol para conquistar e fidelizar clientes, assim como ganhos de competitividade. Constatação reforçada pelo aumento do volume de solicitações de projetos de sistemas fotovoltaicos na New Life Solar Energy. “Antes nossa base de clientes era praticamente 90% residências e 10% empresas. Hoje, podemos dizer que os percentuais estão tabulados em 60% e 40%, respectivamente”, cita Rodrigues. Outros números sustentam o crescimento de busca por painéis solares. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), mesmo com a pandemia, o uso de energia solar fotovoltaica cresceu cerca de 60% em 2020.

Retorno real – Diversas empresas chancelam o trabalho da New Life Solar Energy e já estão colhendo os resultados da energia solar. O Mercado Hamburgo, localizado no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, é um desses cases. “Em maio de 2020, foram instalados 33 módulos fotovoltaicos, o que atenderia a nossa demanda. Mas decidi fazer um reforço com mais 15 módulos no mês seguinte”, conta o proprietário Sorrismar Kerstner. O projeto de 335 kWp forma um sistema de 16,08 kWp com geração média estimada de 1605 kW/h por mês, garantindo  economia anual de R$ 17 mil. E, segundo ele, o resultado já começou a aparecer. “A fatura já reduziu em mais de 70% e a expectativa é de que esse percentual suba mais.”

 Sustentabilidade  

Fundada em 2019, a New Life Solar Energy é especialista em projetos de energia solar. Em pouco mais de um ano em operação, tem mais de 200 projetos instalados no Estado, somando mais de 80 MWh, produção de energia que leva a uma economia sustentável, equivalente a aproximadamente 43.500 árvores plantadas. “Atendemos projetos industriais e comerciais de grande, médio e pequeno porte”, afirma o diretor Ricardo Vieira Rodrigues. Agora, a empresa está estruturando seu planejamento de expansão para além das fronteiras gaúchas.

Estudo de viabilidade

A New Life Solar Energy trabalha com estudo de viabilidade, o que possibilita mostrar ao cliente o tempo de retorno do investimento nos painéis fotovoltaicos. “O tempo varia de acordo com alguns fatores, como o próprio consumo de energia. Mas a estimativa é que entre quatro e seis anos, o montante seja abatido. No entanto, há empreendimentos que conseguem esse retorno em dois ou três anos”, explica o executivo Rodrigues.

Crédito

Para facilitar a aquisição do sistema de energia solar, a New Life Solar Energy possui uma rede de parcerias de crédito, como BV, Banrisul, Santander, Sicredi e BNDES.  Segundo ele, os projetos são 100% financiáveis e a contratação é feita diretamente pela New Life, o que reduz a burocracia e dá agilidade na aprovação do crédito, que pode ser parcelado em até 120 vezes.

Além do suporte técnico qualificado, oferece software exclusivo para acompanhamento da produção de energia, aumento de carga, estudo de seletividade, análise da qualidade de energia e projeto de migração do grupo A para o grupo B, limpeza dos módulos fotovoltaicos, entre outros serviços.

 

Beneficios do investimento  em energia solar

1- Respeito ao meio ambiente

A energia solar fotovoltaica é totalmente renovável e limpa, sem a emissão de gases de efeito estufa. Dentre todas as fontes energéticas, é a que possui o menor impacto ao meio ambiente.

2- Fatura menor e competitividade maior

Quanto mais altos os valores pagos em energia, mais afetada é a competitividade das empresas e a rentabilidade do negócio. A energia solar é a fonte de autogeração mais barata que existe. Como a matéria-prima é a radiação do sol, a economia na conta de luz pode chegar até 95%.

3 – Vida útil e manutenção

O equipamento composto de painéis fotovoltaicos é desenvolvido para resistir a situações extremas, como o granizo, e possui durabilidade de até 25 anos. A indicação de manutenção é ao menos duas vezes ao ano, a partir do primeiro ano de instalação da usina solar.

 

A New Life Solar Energyjunto com a New Life Net e New Life Cursos, forma o Grupo New Life, fundado, em 1999, pelo empresário Juliano de Oliveira. A holding gaúcha e de controle familiar mantém unidades em São Leopoldo, Ijuí, São Gabriel, Passo Fundo e Cruz Alta, sendo referência em Educação, Telecomunicações e Energia Solar. Certificado e reconhecido no mercado pela qualidade e inovação, o Grupo New Life recebeu, em 2019, o Prêmio International Star for Quality (Genebra / Suiça), uma das premiações mais conceituadas do mundo para o setor empresarial, entregue pelo Business Initiative Directions (BID).

 

Deixe uma resposta

Top