Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Imposto Verde para São Leopoldo é proposta de projeto do Sindimental RS

A diretoria do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (SINDIMETAL RS), representada pelo presidente, empresário Sergio Galera, apresentou para o prefeito Ary Vanazzi, uma proposta de Projeto de Lei, para instituir no município o Imposto Verde.

A iniciativa, inédita no Rio Grande do Sul, objetiva fomentar medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente, mediante a concessão de benefício tributário ao contribuinte. O Imposto Verde, sugerido pelo SINDIMETAL RS, beneficiaria, com descontos em tributos municipais, especialmente o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), proprietários de imóveis residenciais e não residenciais, que adotem medidas pontuadas no respectivo documento, impactando positivamente junto ao meio ambiente.

A iniciativa, de acordo com o presidente da entidade, visa contribuir para que o município seja mais sustentável com o apoio das indústrias. “Temos ‘cases’ positivos em outros Estados, como Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo, e certamente será um ganho enorme para toda a comunidade incentivarmos ações voltadas à sustentabilidade, que poderão gerar maior desenvolvimento econômico e social, além de reduzir gastos para a administração pública”, comenta.

Para o prefeito, a ideia vem ao encontro dos projetos pensados para a cidade. ”Somos o coração da região, temos toda a vontade de desenvolver ações sustentáveis, que combinem desenvolvimento econômico com qualidade de vida”, afirma. Após ouvir o detalhamento da proposta, o prefeito sugeriu criar um grupo de trabalho, com representantes das secretarias municipais e técnicos do SINDIMETAL, para aprofundar o tema e estudar a viabilidade do projeto.

“O mundo está atento às questões relativas ao meio ambiente e, neste momento, precisamos da ajuda de todos para que o tema sustentabilidade seja vivido na prática e receba o cuidado que merece”, reforça o presidente Sergio Galera.

Participaram da reunião, os secretários Geral de Governo, Marcel Frison; da Fazenda, Eduardo Petters; do Meio Ambiente, Darci Zanini; de Desenvolvimento Econômico, o adjunto Mário Rosito; além do diretor de Planejamento e Gestão Ambiental da Semmam, Joel Garcia. O SINDIMETAL RS também contou com a presença do diretor Executivo, Valmir Pizzutti; advogados Eduardo Gaelzer e Fernando Garcez, da assessoria Jurídica; engenheira Química, Ana Curia, da assessoria Técnica Ambiental; Mari Lúci de Oliveira e Andrea Maganha, ambas integrantes da equipe executiva da entidade.

 

Neusa Medeiros
Jornalista | Reg. Profissional nº 5.062
Assessora de Imprensa do SINDIMETAL RS
Edição 3 Comunicação Empresarial

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM