Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Empresa leopoldense integra consórcio AeroGRU

Aerom Mobilidade Sustentável, integrante do Grupo Coester, fornecerá a tecnologia para o People Mover, veículo que fará a ligação entre o terminal aéreo e a linha de metrô de superfície do Aeroporto de Guarulhos

O Governo Federal assinou nesta quarta-feira (8), o termo aditivo ao contrato de concessão do Aeroporto de Guarulhos, incluindo a obrigatoriedade de a concessionária GRU Airport construir e operar o Automated People Mover (APM). O pool de empresas que assina o empreendimento forma o Consórcio AeroGRU é formado pela Aerom Mobilidade Sustentável, HTB (responsável pela obra de ampliação do Salgado Filho), TSEA Energia (novo nome da Toshiba South America) e FBS Construtora, com os parceiros estratégicos Schneider Electric, Minerbo Fuchs, Certifer e Marcopolo Rail.

O CEO da Grupo Coester, Marcus Coester, destacou que esse foi um dia importante para a empresa, pois concluiu os trâmites contratuais. Agora começam os trabalhos, com a equipe de engenharia mobilizada junto às empresas estratégicas. “O processo inicia com bastante pressão, devido à sua importância. Por conta da pandemia, nasceu esta necessidade de ter um transporte mais ágil e também sustentável”, ressaltou.

Marcus Coester, CEO do Grupo Coester
Marcus Coester, CEO do Grupo Coester

O People Mover será 100% automatizado e vai conectar os terminais de passageiros do aeroporto à estação da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). “Esse é o primeiro investimento obrigatório previsto em contrato de concessão no setor aeroportuário por meio de aditivo contratual. Esse instrumento vai possibilitar que parte da outorga que a concessionária do aeroporto pagaria à União seja usada na obra do People Mover, uma obra muito aguardada pela população”, destacou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Estão previstos R$ 271,7 milhões de investimentos no novo transporte, que busca solucionar um problema antigo: a deficiência no acesso do público aos terminais de passageiros de Guarulhos.

TECNOLOGIA – O modelo do novo transporte é baseado na tecnologia Aeromovel – criada por pelo fundador do Grupo Coester, Oskar Coester – e adotada em aeroportos internacionais, como os de Atlanta, Chicago, Nova Iorque e San Francisco, nos Estados Unidos. Consiste em um meio de transporte automatizado em via elevada exclusiva e segregada, que usa propulsão pneumática, sem motores ou transmissão embarcados, resultando, assim, em baixos consumo energético e custo construtivo, porque utiliza estruturas leves e esbeltas, com rodas e trilhos de aço. Sua propulsão pneumática é localizada fora dos veículos.

People Mover Aeroporto de Guarulhos
People Mover Aeroporto de Guarulhos

Com zero emissão de poluentes, o People Mover também beneficiará o meio ambiente: a redução no número de veículos circulando nas imediações do aeroporto diminuirá, consequentemente, a emissão de CO2 e dos congestionamentos verificados na região.

Em Guarulhos, o sistema terá estações nos três terminais do aeroporto e junto à CPTM, onde conectará os passageiros com a linha 13 do trem. Com 2.731 metros de extensão, contará com três veículos para 200 usuários cada. Eles terão espaço para acomodar bagagens, equipados com ar-condicionado, wi-fi, som ambiental e painel de informações conectado ao aeroporto.

“Vamos iniciar as obras pela área do Terminal 1, que é menos complexa e tem mais espaço livre. Depois pegaremos os Terminais 2 e 3, que têm muito movimento. A intervenção nessas áreas será cirúrgica”, explicou Coester.

Sobre o Grupo Coester – Fundado por Oskar Coester, em 1960, o Grupo Coester está sediado no bairro Vicentina, em São Leopoldo e pesquisa e desenvolve produtos e soluções em diversas áreas da indústria, sendo referência em segmentos como automação industrial e mobilidade urbana. A Aeromovel Brasil S. A, integrante do Grupo Coester, é uma empresa dedicada ao fornecimento de projeto e implementação de sistemas de mobilidade urbana. Tendo por base tecnologia própria, inovadora e sustentável, idealizada por Oskar Coester, o meio de transporte da Aeromovel se caracteriza por ser automatizado e em via elevada, utilizando o sistema de propulsão pneumática.

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM