Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Cooperleo Indústria de Carnes e Derivados recebe orientaçao sobre regras sanitárias

Como medida de prevenção, a Prefeitura de São Leopoldo reforçou orientações sanitárias

A Prefeitura de São Leopoldo, através da Vigilância em Saúde, fez uma visita à empresa Cooperleo Indústria de Carnes e Derivados, nesta quarta-feira, 20. O objetivo foi de orientar de maneira preventiva sobre as regras sanitárias exigidas para não colocar em risco a saúde da população e conter a disseminação de surto do coronavírus. Pelo rastreamento dos casos e ampliação da testagem da população, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), detectou 81 trabalhadores leopoldenses de frigoríficos de Garibaldi, na serra gaúcha confirmados positivos.

De acordo com a monitora de boas práticas de fabricação da Cooperleo, Gabriela de Oliveira Flores, a empresa já estava tomando todas as medidas possíveis contra o Covid-19 e orientando os colaboradores. “Agora vamos organizar o plano de contingência que será enviado para a Secretaria Municipal da Saúde. De nossa parte temos seguido todas as determinações do poder público”, pontuou.

A Cooperleo está localizada na Fazenda São Borja.

Conforme o coordenador da Vigilância em Saúde, André Ellwanger, foram repassadas as determinações que constam na Portaria Nº 283, da Secretaria da Saúde (SES), sobre a adoção de medidas de prevenção e controle da Covid-19 nas indústrias do Rio Grande do Sul. “Entre esses procedimentos estão a realização de avaliação clínica individual e específica em seus trabalhadores, com testes para identificação da covid-19 e adoção de procedimentos de busca ativa, com vistas a identificar eventuais contatos de trabalhadores com pessoas suspeitas ou confirmadas de contaminação. Além disso, a empresa deve criar seu próprio Plano de Contingência para prevenção, monitoramento e controle do coronavírus, que contemple adequação estrutural, fluxo e processo de trabalho”, explicou.

Portaria Estadual
A Portaria Nº 283, da Secretaria da Saúde (SES), determina a adoção de medidas de prevenção e controle da Covid-19 nas indústrias do Rio Grande do Sul. As indústrias de qualquer área ou porte deverão se adequar às normas.

Ações previstas na Portaria:
– Distanciamento mínimo entre cada funcionário com recomendação de uso de barreiras físicas entre eles;
– Uso de equipamentos de proteção individual (EPIs);
– Escalas e turnos de trabalho para evitar aglomerações na entra e saída dos expedientes;
– Oportunizar trabalho remoto aos trabalhadores em grupos de risco;
– Realizar busca ativa diária de pessoas com sintomas compatíveis com Covid-19;
– Garantir o imediato afastamento dos trabalhadores com síndrome gripal e notificar esses casos imediatamente à Vigilância em Saúde do município;
– Adotar ações educativas de divulgação e informação sobre as medidas de prevenção à Covid-19;
– Disponibilizar sabonete líquido, toalha de papel e álcool em gel 70% em diversos locais da empresa;
– Higienizar os ambientes e objetos com frequência;
– Garantir a renovação do ar nos diferentes ambientes da indústria.
O descumprimento das determinações da Portaria constitui infração sanitária, sujeitando o infrator a processo administrativo sanitário, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM