Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

CNPJs por omissão de declaração serão considerados inaptos pela Receita Federal

A Receita Federal intensificou as ações para declarar a inaptidão das inscrições no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica de contribuintes que não entregaram escriturações ou declarações nos últimos cinco anos. Conforme a contabilista Kelen Dias de Lima, do escritório Cottar Contabilidade, haverá impacto em diversas empresas ou atividades, como os Círculos de Pais e Mestres (CPM), existentes em milhares de escolas do país. “Os presidentes dos CPMs, que normalmente são pais de alunos, e os diretores das escolas, desconhecem que um CPM deve funcionar como uma empresa, com vários documentos fiscais obrigatórios e ao final do mandato, precisam estar em dia com a entrega dos mesmos”.

São documentos como a Guia do Fundo de Garantia e Informações Previdenciárias, a RAIS, que informa ao Ministério do Trabalho a respeito dos empregados e a DCTF, que aponta os débitos e créditos tributários Federais. “Caso tiverem dúvidas, devem procurar um contador da sua confiança para não ficarem com pendências”.

Como identificar as omissões:
O contribuinte pode consultar a existência de omissões na entrega de declarações no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) no serviço “Certidões e Situação Fiscal”, nos itens “Consulta Pendências – Situação Fiscal”, com relação às obrigações acessórias não previdenciárias, ou a “Consulta Pendências – Situação Fiscal – Relatório Complementar” com relação às obrigações acessórias previdenciárias.

Regularização das omissões:
Para evitar a declaração de inaptidão de sua inscrição, o contribuinte deverá entregar todas as escriturações fiscais e as declarações omitidas relativas aos últimos 5 anos. Se o contribuinte deixar omissões não regularizadas e que não configurem situação de inaptidão, estará sujeito à intimação e ao agravamento das multas por atraso na entrega. É importante lembrar que os custos da regularização após a intimação serão maiores.

Regularização da inaptidão:
Após a inaptidão ter sido aplicada, o contribuinte que efetivamente necessitar que a inscrição seja reativada deverá entregar todas as declarações omitidas indicadas na “Consulta Pendências – Situação Fiscal” e também as listadas no ADE de inaptidão. O contribuinte não poderá ter nenhuma omissão para obter a reversão da inaptidão.

Se as omissões que causaram a inaptidão decorrerem de problemas cadastrais, como falta da comunicação de baixa etc., o contribuinte deverá solicitar a correção de cadastro para obter a regularização da omissão e a anulação da inaptidão.

Baixa por inaptidão:
O contribuinte que permanecer inapto terá sua inscrição baixada assim que cumprido o prazo necessário para esta providência e as eventuais obrigações tributárias não cumpridas serão exigidos dos responsáveis tributários da pessoa jurídica.

Para mais informações a Cottar Contabilidade está à disposição pelos (51)3037-4018 3107-7872 e-mail:contato@cottarcontabilidade.com.br site:cottarcontabilidade.com.br

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM