Você está aqui
Home > SL Gourmet & Lazer > Competição de tênis coloca São Leopoldo no cenário internacional

Competição de tênis coloca São Leopoldo no cenário internacional

São Léo Open 2022 ocorrerá no São Leopoldo Tênis Clube

São Léo Open de Tênis tem o patrocínio da Stihl e acontecerá em novembro com a participação de nomes importantes do tênis mundial

O ano de 2022 começa com uma grande notícia para o esporte gaúcho e para São Leopoldo. Em novembro, a cidade voltará a sediar um evento esportivo com porte internacional: o São Léo Open de Tênis. A realização é da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC) e a promoção da Quadra Eventos. O apoio é da Prefeitura Municipal.

A competição deve entrar para a história dos grandes eventos esportivos de São Leopoldo. Para a edição deste ano, a organização vai trazer um modelo de torneio Future, onde geralmente “nascem” os principais atletas que se projetam para a elite do tênis mundial. O São Léo Open de Tênis tem o patrocínio principal da Stihl, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial de Esportes do Ministério da Cidadania do Governo Federal.

O São Léo Open contará pontos para o ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Em sua última edição, o argentino Horácio Zeballos foi o grande vencedor, vencendo o chileno Paul Capdeville. Para se ter uma dimensão do que está por vir no nosso Estado, poucas semanas depois da grande final do São Léo Open, o mesmo Zeballos derrotou ninguém menos que o espanhol Rafael Nadal na decisão do ATP de Viña del Mar no Chile.

Finalistas do São Léo Open em 2012, chileno Paul Capdeville e o argentino Horacio Zeballos
Finalistas do São Léo Open em 2012, chileno Paul Capdeville e o argentino Horacio Zeballos

Ação social – Além da grande expressão de um torneio internacional, o São Léo Open também contemplará um projeto social integrado que oferecerá aulas de tênis gratuitas para 80 crianças do contraturno de escolas públicas no São Leopoldo Tênis Clube, a partir de abril deste ano.

Sonho realizado – Diego Machado, presidente do São Leopoldo Tênis Clube, garantiu que o evento será inesquecível e fará história no clube. “Para nós, do SLTC, voltar a sediar um evento internacional, 10 anos após sua última edição, é a realização de um sonho e a coroação do trabalho realizado nos últimos tempos. Será um grande torneio, e que terá uma excelente estrutura para os atletas, seus staff e espectadores. A comunidade leopoldense e todos que puderem prestigiar terão a oportunidade de ver de perto uma competição de alto nível e se orgulhar de estarmos, novamente, no mapa do tênis mundial”.

Sobre o torneio – O torneio, que foi realizado entre 2003 e 2012, foi considerado o melhor Future do Brasil por três anos consecutivos, em duas votações diferentes, uma da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e outras duas pela Revista Tênis Brasil.  O diretor da Quadra Eventos, José Carlos Ferreira Júnior, comemorou o retorno do São Léo Open. “Estamos muito felizes com a volta do São Léo Open, agora para ficar, e agradecemos a confiança da Stihl, uma grande parceira tradicional do esporte gaúcho. Temos certeza de que um projeto como este, que além de tudo levará a prática do tênis para quase 100 crianças de escolas públicas a partir de abril, será marcante para a comunidade gaúcha e de São Leopoldo mais especificamente.”

Jogadores Future – Conforme a Wikipedia, os Torneios Futures são jogados por tenistas para ganhar títulos e crescer no ranking em quaisquer locais do mundo, geralmente em clubes que contém pelo menos algumas quadras. Futures são jogadores em simples e duplas e disputados em uma semana. Futures costumam ter uma qualificatório com muitos tenistas, porque não precisa ter um ranqueamento, apenas uma inscrição na associação de seu país, Após uma vitória na primeira rodada da chave principal, o tenista ganha pontos e pode entrar no Ranking da ATP.

Confira todos os vencedores da competição:

Edições Nacionais

2003 – André Ghem/RS – Vice Litos Zwetsch/RS

2004 – Lucas Engel/RS – Vice Hector Silva/RS

2005 – André Ghem/RS – Vice Caio Zampieri/SP

FUTURE:

2006 – Franco Ferreiro/BRA – Vice Francesco Piccari/ITA

2007 – Franco Ferreiro/BRA – Vice Artem Smirnoff/UKR

2008 – Caio Zampieri/BRA – Vice Eric Nuñez/EUA

2009 – Alexandre Bonato/BRA – Vice Juan Pàblo Amado/ARG

2010 – Rafael Camilo/BRA – Vice Ivo Klec/SVK

CHALLENGER:

2011 – Leonardo Mayer/ARG – Vice Nikola Cirik/SRV

2012 – Horácio Zeballos/ARG – Vice Paul Capdeville/CHI

Deixe uma resposta

vinte − doze =

Top