Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Força tarefa fiscaliza comércio para o cumprimento do decreto de calamidade pública em São Leopoldo

A Prefeitura de São Leopoldo, através das secretarias de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp) e de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), com apoio da Brigada Militar (BM), iniciou neste sábado, 21 de março, a  fiscalização e cumprimento do decreto de Estado de Calamidade Pública, assinado na sexta-feira, 20 de março, pelo prefeito Ary Vanazzi, como medida para enfrentar e evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid19) . Viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Brigada Militar, e fiscais da Sedettec, estão circulando pelas ruas do município para identificar o descumprimento do decreto que determina o fechamento total do comércio, com exceção de serviços essenciais como mercados, clínicas de saúde e veterinárias, farmácias e padarias. Restaurantes e lanchonetes somente será permitido o funcionamento através tele entrega e busca no estabelecimento. Carros de som, com avisos em alto-falantes orientam a população a se resguardar em suas residências.

 

A medida terá duração de 15 dias, assim como as ações da força tarefa para evitar o descumprimento do decreto. As equipes de fiscalização serão ampliadas a medida que denúncias forem feitas, através do número 153, da GCM. A Ouvidoria Geral do município atende , em regime de plantão, durante o fim de semana das 14 às 17 horas para receber as denúncias que estejam em desacordo com o decreto . Os canais 156 e o Messenger do Facebook estão funcionando durante o horário descrito acima.

 

A partir de segunda-feira o Procon-SL estará atendendo as denúncias através do número 2200. 0355, durante 24 horas.

 

Pelo Decreto Nº 9428 fica vedado, pelo período de 15 dias, o funcionamento de casas noturnas, bares noturnos, pubs, boates, motéis, academias de ginástica, centro de treinamentos, cinemas, clubes sociais, museus, teatros, bibliotecas,  salões de beleza, e qualquer assemelhado, independente da aglomeração de pessoas.

 

Também não será permitido o funcionamento de shopping centers, galerias e centros comerciais, à exceção de farmácias, clínicas de atendimento na área da saúde, supermercados, restaurantes e locais de alimentação destes locais, bem como de seus respectivos espaços de circulação e acessos.

 

A medida também envolve a proibição da realização de cultos religiosos, festas, bailes e shows e qualquer evento assemelhado; bem como de qualquer evento privado que implique a aglomeração de pessoas, como brinquedotecas, espaços kids, playgrounds e locais de práticas de jogos.

 

Para bares, restaurantes e lanchonetes somente será permitido o funcionamento através tele entrega e busca no estabelecimento. Também há uma série de determinações de formas mais apropriadas de higienização destes locais.

 

Outras notícias

Mercopar 2024

Empresas de São Leopldo participam da Mercopar, em Caxias do Sul

Feira, que acontece de 15 a 18 de outubro, apresenta novidades tecnológicas para o setor industrial   O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (SINDIMETAL RS), juntamente com 17 empresas associadas, estará