Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Faba ganha Prêmio Destaque Unitec 2020

Startup de foodtech desenvolveu ingrediente de origem vegetal pioneiro no Brasil com características semelhantes ao ovo de galinha 

Foi com muito estudo e vontade de tornar a alimentação da sociedade mais sustentável que nasceu a Faba – Mudando o mundo de grão em grão. Em latim, Faba significa grão. Incubada na Unidade de Inovação e Tecnologia – UNITEC desde 2019, a startup de foodtech desenvolveu um ingrediente vegetal a partir do grão de bico com características muito parecidas às do ovo de galinha. 

A Faba foi idealizada pelos engenheiros Rodrigo Kayser e Frederico Boff Hofstatter. Ambos são apaixonados por alimentos e enxergaram oportunidades a partir da mudança do mercado, que passou a preferir alimentos mais saudáveis e sem ingredientes animais. “A gente nasceu pra ser uma indústria de ingredientes”, conta o CEO da startup, Rodrigo Kayser.  

Prêmio Destaque Unitec  

Em 2021 a startup concorreu com mais de 40 empresas participantes do processo de incubação e recebeu o Prêmio Destaque UNITEC 2020. É reconhecida como empresa destaque aquela que foi mais votada pela Equipe de técnicos da UNITEC e os parceiros de negócios da incubadora, que atuam rotineiramente com as startups incubadas. Cada jurado pode fazer a indicação de 3 empresas. “Acho que o TECNOSINOS acompanhou a nossa jornada, viu que nos esforçamos, que não ficamos parados reclamando da vida na pandemia. O TECNOSINOS é um parceiro nosso, nos entusiasma. Para nós é muito importante receber esse prêmio”, diz Rodrigo.  

H2 Faba 

O H2 Faba é o nome do ingrediente criado pela empresa a partir do grão de bico. No Brasil este ingrediente é único e pioneiro. A substância é líquida e tem a função de provocar emulsão e o poder de espuma, características que o ovo também possui. Além disso, consegue deixar os alimentos úmidos por mais tempo, como é o caso de bolos, por exemplo. “É um grande desafio para a indústria ter alimentos de base vegetal. O nosso ingrediente ajuda a retirar o animal da equação, ajuda a ter um processo de obtenção de alimentos mais barato, mais curto, menos agressivo ao meio ambiente”, explica Rodrigo.  


MayOh  

Maionese Faba
Maionese Faba

A maionese MayOh é um produto desenvolvido pela Faba a fim de mostrar ao mercado que o H2 Faba é eficiente.  É a primeira e única maionese brasileira de origem 100% vegetal e sem aditivos artificiais. “No começo da pandemia pensamos: vamos criar um produto que o mercado já consome para mostrar que o H2 Faba funciona. Cerca de 86% dos lares brasileiros têm maionese na geladeira”, disse Rodrigo. Segundo o CEO, o produto se assemelha à maionese caseira e pode ser consumido por veganos. A maionese é comercializada no varejo com três sabores: tradicional, ervas verdes e chipotle, de pimenta e é comercializada nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.  

Outras notícias

Castástrofe Climática: ACIST-SL cancela eventos de maio

  Devido aos graves efeitos da catástrofe climática que assola São Leopoldo, a ACIST-SL cancelou todos os eventos programados para maio. “Nossos esforços estão concentrados em apoiar os atingidos pela enchente. Criamos uma força-tarefa com nossos associados para receber e