Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Fábrica Conceito e Estúdio Fimec apresentam novidades para a edição de 2020 da feira

Fimec acontecerá de 10 a 12 de março, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS

 

Na manhã desta quinta-feira (23), a Fimec 2020 e suas entidades parceiras promoveram uma coletiva de imprensa para apresentar as novidades de duas tradicionais atrações da feira: a Fábrica Conceito e do Estúdio Fimec. A edição deste ano acontecerá de 10 a 12 de março, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS. A Fimec é reconhecida como a maior feira do setor da América Latina e a única feira do mundo que reúne toda a operação do setor coureiro-calçadista em um mesmo local.

Marcio Jung, diretor-presidente da Fenac, destaca a importância da Fábrica Conceito e do Estúdio Fimec. “A Fábrica Conceito é um projeto tão singular que atrai diversos empresários à feira. O Estúdio Fimec, por sua vez, sempre foi uma atração inovadora. Ambos os projetos tem a ver com proporcionar experiência aos visitantes, que é algo que buscamos em todas as feiras da Fenac”, afirma. Marcio também comenta sobre as expectativas para a edição deste ano. “Nossa área vendida já está maior que em 2019, com um crescimento de 5 a 10% em área de exposição. Isso significa mais expositores, mais atrações, novidades e tecnologias apresentadas aos visitantes”, pontua Jung.

 

11ª Fábrica Conceito será uma edição de recordes

A Fábrica Conceito é um projeto realizado pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Fenac e Coelho Assessoria Empresarial. A proposta da ação é apresentar aos visitantes da Fimec a aplicabilidade dos processos tecnológicos, logísticos e produtos expostos na Fimec, a partir da fabricação de calçados em tempo real. Em um espaço de 1.100 m², o projeto deste ano terá números recordes – serão seis linhas de produção, que responderão por 17 modelos de calçados, sendo 16 femininos e um masculino.

 

Em sua 11ª edição, a Fábrica Conceito terá como parceiras as empresas Calçados Ramarim e Grupo Arezzo. A Escola do Calçado Senai participará com uma linha de produção de modelos desenvolvidos pelos alunos do curso de formação de técnicos de calçados. O responsável pela coordenação da fábrica e gestor da área de consultoria técnica do IBTeC, Paulo Model, destaca que será a edição mais complexa do projeto. “Com mais de 90 empresas participando, a Fábrica Conceito 2020 contará com um total de 50 operários e 40 alunos do Senai, que serão responsáveis pela produção de cerca de 3.500 pares, nos três dias da feira. O projeto usará 132 máquinas e equipamentos”, detalha.

O diretor da Coelho Assessoria Empresarial, Luis José Coelho, avalia a evolução do projeto. “A Fábrica Conceito já se consolidou como uma das principais atrações da feira. Nesta edição nossos números são recordes e mostram o apoio que todo o setor calçadista deposita neste projeto, que é o principal de tecnologia e inovação do setor”, destaca Coelho. Já o presidente-executivo do IBTeC, Paulo Griebeler, explica o que os visitantes podem esperar desta edição. “A 11ª Fábrica Conceito apresentará inovação, tecnologia e sustentabilidade, tudo o que o setor tem de melhor em termos de processos, produtos e insumos para a indústria coureiro-calçadista”, comenta.

Entre as inovações dos modelos produzidos está um tênis que terá o uso de dois processos de montagem – stringado e ensacado no mesmo modelo, garantindo ganho de tempo e economia no uso de materiais, o que se reflete diretamente no custo final do produto. A sustentabilidade também se destacará na linha de produção de um modelo de scarpin com cabedal em poliuretano e solado de TPU ecológico feito a partir de óleo de manona. Outra novidade apresentada será um sistema de transporte alternativo à esteira. No trilho de montagem a linha superior é independente da inferior e transporta com velocidades diferentes, o que permite fazer modelos diferentes ao mesmo tempo, sem perder produtividade. colaboradores no processo de produção.

Influência dos games no comportamento será o tema do Estúdio Fimec

O Estúdio Fimec, experiência conceitual dentro da Fimec, chega à edição 2020 com uma temática inovadora e que provocará a indústria de calçados e acessórios. O espaço, que será chamado de Estúdio On, buscará pensar a influência dos jogos eletrônicos no comportamento de consumo. Um espaço dedicado a pensar o futuro da moda, do desenvolvimento de produtos e mesmo do consumo.

O projeto é uma realização da Fenac com a Coelho Assessoria Empresarial. O conteúdo fica a cargo do Studio 10 que coordena todo o trabalho de pesquisa com o Centro de Design da Universidade Feevale. “Sejam de quais forem as gerações a que pertençam, grande parte da população, hoje, é adepta dos jogos em computadores ou smartphones. Imigrantes ou nativos digitais já se relacionam intimamente com o tema da ‘gameficação’ dos comportamentos, que é o fato de assimilarem a linguagem dos games nos mais diversos momentos e situações do dia a dia”, contextualiza o estilista e diretor da Studio 10, Christian Thomas.

Sobre a Fimec: a 44ª Fimec é uma realização da FENAC S/A e conta com patrocínio da Sicredi Pioneira RS e Transduarte. A feira ainda tem apoio da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e das entidades setoriais: ABICALÇADOS, ABIACAV, ABQTIC, ABRAMEQ, ACI-NH/CB/EV, AICSUL, ASSINTECAL, CICB, FIERGS, IBTEC e SEBRAE/RS.

SERVIÇO

Evento: 44ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes)

Data: 10 a 12 de março de 2020

Horário: 13 às 20 horas

Local: Fenac – Novo Hamburgo/RS, Brasil

Mais informações: acesse www.fimec.com.br e acompanhe nas redes sociais @feirafimec.

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM