Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Ambiente colaborativo estimula o empreendedorismo feminino

“Há paradigmas que estão sendo desconstruídos sobre quanto à atuação das mulheres no ambiente corporativo, principalmente quando é preciso empreender”. A constatação é da empresária Iva Cardinal, gestora da Casa da Confraria e idealizadora da Confraria do Batom, ambas em Porto Alegre. Ela foi a palestrante do Momento do Empreendedor realizado nesta quinta-feira (18), na ACIST-SL e organizado pelo Núcleo das Mulheres Empreendedoras.

Segundo ela, há quatro principais paradigmas que estão ao poucos sendo alterados com a evolução do comportamento feminino. O primeiro deles é: Mulher Pode? Sim, mulher pode muito. “Hoje, criamos sozinhas os nossos filhos, somos presidentes do STF, somos astronautas e engenheiras de minas.  Podemos não ter a força física masculina, mas nossa capacidade de realização é imensa”. O segundo paradigma é a Síndrome da Mulher-Maravilha. “Nos não somos melhores sempre, o tempo todo. Temos limitações e precisamos respeitar isto. As mulheres cobram muito de si mesmas em todas as situações e isto se torna um grande estresse. A minha orientação é fazermos o melhor que podemos naquele momento. É sermos inteiras na tarefa que nos propomos fazer e não nos cobrar tanto”. A mulher ser o “sexo-frágil” é o terceiro paradigma que está sendo rompido. Muitas conquistas estão sendo liderada por mulheres nas mais diversas áreas. “Há muitas mulheres que escolheram ser donas de casa e que são muito empoderadas, realizando atividades incríveis e está tudo certo”. O quarto e último paradigma é que as mulheres “puxam o tapete” umas das outras.  “Nas empresas, no meio corporativo, isto acontece com certa frequência, mas no ambiente colaborativo é muito diferente, porque ajudarem-se mutuamente é uma questão de sobrevivência. “Vemos concorrentes conversando, trocando ideias para realizarem projetos conjuntos”.

Ambiente colaborativo – Conforme Iva, para haver um ambiente colaborativo efetivo, devem-se seguir alguns pressupostos, a começar pela realização de encontros com objetivos em comuns; confiança e transparência; abertura para o diálogo e reciprocidade e empatia. “Saber ouvir, entender as necessidades do outros e saber ajudar e ser ajudado é fundamental”.

Para que a colaboração seja efetiva, ela aponta algumas dicas. A começar pela criação de regras claras, identificação dos objetivos individuais e coletivos, promoção do diálogo e a participação de todos, identificar e desenvolver talentos e sempre desafiar, acompanhar os resultados e comemorar.

Mimo – No final da palestra, Iva Cardinal recebeu uma cesta com produtos feitos ou oferecidos pelas integrantes do Núcleo. “Eu fui extremamente acolhida por vocês. Gratidão a todas e que este grupo cresça cada vez mais”.

Avaliação – Para a coordenadora do Núcleo, Job Zanella, o evento foi como um presente, pois os presentes tiveram oportunidade de conhecer o pensamento de uma empreendedora que se destaca pela capacidade de liderança e de apoio ao fortalecimento da mulher.

Iva Cardinal é formada em administração de empresas, com especialização em Marketing e Gestão Empresarial e mestrado em Estratégia e Negócios. Criou, em 2009, a Confraria do Batom para estimular os negócios entre mulheres e em 2016 inaugurou a Casa da Confraria, espaço para coworking e realização de eventos.

O Momento do Empreendedor foi patrocinado pelas associadas Br Supply, Imobiliária São Luiz e Sicredi.

Texto e fotos: Imprensa ACIST-SL | SENHA Comunicação Integrada

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM