Você está aqui
Home > Entidades & Instituições > Unisinos tem nova Reitoria

Unisinos tem nova Reitoria

Posse da nova reitoria da Unisinos

Pe. Sérgio Mariucci assume a reitoria para um mandato de três anos. Um sinal das mudanças que virão é a posse do primeiro vice-reitor leigo da história da Unisinos, o professor Artur Eugênio Jacobus, da Escola de Humanidades.

Nesta terça-feira, 04, aconteceu a cerimônia de posse da Reitoria, dos Diretores das Unidades Acadêmicas e de Apoio e dos Decanos das Escolas da Unisinos. Para o quadriênio 2022-2025, a Universidade será administrada por um novo reitor, Pe. Sérgio Mariucci, e pelo vice-reitor, Artur Eugênio Jacobus. O evento ocorreu na Anfiteatro Padre Werner e contou com dezenas de autoridades.

O evento começou com o ainda reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, passando a presidência da sessão ao Administrador Provincial e diretor presidente da Associação Antônio Vieira – ASAV, Ir. Eudson Ramos, que realizou a posse de Pe. Sérgio e de Artur. Além deles, compuseram a mesa de honra o Superior Provincial dos Jesuítas do Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda; o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi; o presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul (COMUNG) e reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Antônio Kuiava; e o agora ex-vice-reitor da Unisinos, Pe. Pedro Gilberto Gomes.

O novo reitor ressaltou que a Unisinos tem suas raízes na cidade e no Estado e que é a partir daqui que irá contribuir para o País e ser uma Universidade global. “Fazemos bem a tarefa de compreender as tendências de transformação digital e assegurar uma jornada de aprendizagem, que garanta empregabilidade, valorização da pesquisa brasileira e a formação de pessoas que tragam esperança à humanidade”, salienta. Um exemplo das mudanças que virão é a posse do primeiro vice-reitor leigo da história da Unisinos, o professor Artur Eugênio Jacobus, da Escola de Humanidades.

Pe. Sergio Mariucci, novo reitor da Unisinos
Pe. Sergio Mariucci, novo reitor da Unisinos

Pe. Sérgio foi preparado durante três anos junto aos colegas. Além de professor e pesquisados colaborador do Programa de Pós-Graduação em Design e diretor da Unidade acadêmica de Graduação, ele também atua como secretário para a Educação da Província dos Jesuítas do Brasil.

Na sua despedida, padre Marcelo disse que quatro palavras sintetizam a sua experiência ao longo da atuação na Unisinos e que deixa para os novos colegas. A primeira é a gratidão, por sinalizar o amor de Deus, a segunda é a confiança, porque unifica sonhos e projetos, seguida pela compaixão e finalmente, pela coragem. “Precisamos de um suplemento de coragem para enfrentar os desafios”. Ele concluiu que, onde estiver, levará sempre a Unisinos em seu coração. “Com quem eu estiver falando, ali estará vocês”.

Pe. Marcelo de Aquino atuou por 16 anos à frente da Unisinos
Pe. Marcelo de Aquino atuou por 16 anos à frente da Unisinos

Também foram empossados na solenidade, pelo reitor Pe. Sérgio, os Pró-Reitores, o Chefe de Gabinete, os Diretores das Unidades e os Decanos das Escolas.

  • Guilherme Trez – Pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais
  • Luiz Felipe Vallandro – Pró-reitor de Administração
  • Carlos Alberto Cruz – Chefe de Gabinete da Reitoria
  • Paula Campagnolo – Diretora da Unidade Acadêmica de Graduação
  • Maura Corcini Lopes – Diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação
  • Cristiano Richter – Diretor da Unidade de Apoio de Operações e Serviços
  • Silvio Bittencourt – Diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec)
  • Luiz Rohden – Decano da Escola de Humanidades
  • Rochele Rossi – Decana da Escola de Saúde
  • Gustavo Borba – Decano da Escola da Indústria Criativa: Comunicação, Design e Linguagens
  • Ivan Lapuente Garrido – Decano da Escola de Gestão e Negócios
  • Sandro Rigo – Decano da Escola Politécnica

Deixe uma resposta

17 + oito =

Top