Você está aqui
Home > Entidades & Instituições > Cidade Empreendedora, um novo mindset aos negócios locais de São Leopoldo

Cidade Empreendedora, um novo mindset aos negócios locais de São Leopoldo

Programa Cidade Empreendedora em São Leopoldo, RS

Programa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) que será desenvolvido durante dois anos, conta com diversas ações e projetos que servirão como um novo mindset para os negócios locais

No primeiro semestre de 2021 foram abertas 2.760 empresas em São Leopoldo e extintas 1.010 no mesmo período. Embora os números apontem um saldo positivo de 1.750 CNPJ´s, também levantam questões como o despreparo para o ato de empreender. Muitas empresas têm muitas dificuldades na fase inicial dos seus projetos com um moon shot e relegando o aprendizado. Mas a partir de agora isso deve mudar com a adesão ao Cidade Empreendedora, programa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) que será desenvolvido durante dois anos, contando com diversas ações e projetos que servirão como um novo mindset para os negócios locais. O Programa visa engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na implementação do empreendedorismo nas escolas.

De acordo com dados da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande (JucisRS), 92% dos empreendimentos de São Leopoldo fazem parte de micro e pequenas empresas. Público que é a audiência prevista para o Programa, ativo em outros 28 municípios do Rio Grande do Sul desde 2019, ano de criação da iniciativa. São Leopoldo é a 29ª cidade a aderir.

“Colocamos um grande esforço para fortalecer todos os eixos, desburocratizando os processos para micro e pequenas empresas e trabalhando suas competências socioemocionais para que tenham comportamentos protagonistas e empreendedores”, destacou o diretor superintendente do Sebrae, André Vanoni de Godoy, durante o lançamento do programa, realizado dia 12 de agosto.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, o Cidade Empreendedora irá proporcionar um maior ambiente de negócios e empreendedorismo em São Leopoldo. ”Através dos eixos propostos poderemos dar seguimento às melhorias e modernização dos nossos processos internos, possibilitando à comunidade e aos empreendedores um atendimento ainda melhor.” Também esteve presente o gerente regional do Sebrae, Marco Aurélio Copetti.

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios gaúchos, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Com um investimento de R$ 5 milhões, a iniciativa promove a implantação de políticas de desenvolvimento por meio de 10 eixos: os Priorizados, que são Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora; e os Personalizados, que tratam dos temas, Plano de Desenvolvimento Econômico, Valorização das Empresas Locais, Fomento ao Crédito, Inovação, Turismo e Inspeção Municipal.

Em São Leopoldo, o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae tratará de quatro eixos prioritários que englobam ações estratégicas para o desenvolvimento do município, a fim de gerar emprego, renda e oportunidades de negócio.

OS 4 EIXOS:

  1. Cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública.
  2. Auxílio na abertura de empresas.
  3.  Compras governamentais dispõem de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas.
  4.  Oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e jovens.

Texto: Márcia Greiner, jornalista e produtora de conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Companhia

Foto: Thales Ferreira – PMSL

Top