Você está aqui
Home > Entidades & Instituições > A inovação é o pilar da Federasul

A inovação é o pilar da Federasul

Momento do Empreendedor da ACIST-SL - Anderson Trautman Cardoso, presidente da Federasul

Presidente Anderson Cardoso anunciou série de ações no Momento do Empreendedor da ACIST-SL nesta quinta-feira

Durante palestra no Momento do Empreendedor, evento on-line promovido pela ACIST-SL nesta quinta-feira, 20, o presidente da Federasul, Anderson Trautman Cardoso, reiterou que a Federação está atuando fortemente no pilar da Inovação, incentivando empresas e sociedade com diversos projetos. “Congregamos 166 entidades que somam 80 mil empresas em todos os segmentos de negócios. Vamos utilizar esta incrível capilaridade para contribuir para o desenvolvimento de empresas, principalmente do interior do Estado”, explicou.

No segmento da inovação, estão convênios com organismos como o Instituto Caldeira e a Fundação Dom Cabral. O primeiro tem parcerias nacionais e internacionais e irá disponibilizar serviços e qualificação. “Buscamos, por meio da cooperação, disseminar o mindset da inovação em todo o Estado”, destaca Cardoso. Já a Fundação Dom Cabral irá compartilhar o conteúdo de quatro projetos, cujos temas fornecerão ferramentas de gestão para melhorar os indicadores de pequenas e médias empresas.

O dirigente também anunciou que está em desenvolvimento uma plataforma digital que irá integrar todas as associações regionais. “Os gestores que fazem parte do Grupo de Apoio de Executivos da Federasul estão debatendo quais serviços podem ser compartilhados. Estes serão inseridos na plataforma para ser acessados pelas empresas associadas”.

Para Cardoso, a diversidade e a sustentabilidade são dois pilares fundamentais para a inovação, destacando que quanto mais opiniões diferentes, mais sucesso tem um projeto. Como exemplo, citou os grupos de mulheres empreendedoras e dos jovens empresários, cuja diferença de atividades gera importante troca de ideias e de negócios. Ele adiantou que a Federação está iniciando a formação de um conselho de Jovens empreendedores, unindo integrantes de diversas associações.

O presidente da ACIST-SL, Siegfried Koelln, a iniciativa da Federasul de pensar estrategicamente a inovação serve de reflexão profunda para o associativismo, uma vez que oferece suporte ao crescimento das empresas. “Tem sido espetacular participar dos debates da Federasul sobre o tema, ouvindo exemplos das demais associações”, assinalou.

Participação Institucional

O presidente da Federasul destacou ainda a forte presença da entidade nas decisões importes em nível institucional. Junto ao governo do Estado, tem acompanhado a agenda de reformas, como a da Previdência e Administrativa, a modernização da legislação, as privatizações e concessões, a exemplo do recente avanço em relação à CEEE e as PECs do teto dos gastos públicos e do duodécimo.

E uma das principais grandes bandeiras tem sido implantar efetivamente os princípios da Liberdade Econômica, que foi aprovada no RS por meio da Lei 15.431/2019. Ao assegurar a presunção da boa-fé, a intervenção mínima do estado e avaliar separadamente as necessidades dos empreendedores, a lie contribui para o desenvolvimento econômico, atingindo principalmente as pequenas empresas.

Pandemia – A Federasul foi a primeira entidade a levantar a bandeira do não fechamento total dos municípios e atuou para a suspensão do pagamento do ICMS relativos ao período de fechamento. Também foi amicus curie no processo para a retomada das atividades educacionais.

O conteúdo completo do evento pode ser acessado nestes links:

Canal Youtube:

Facebook:

https://www.facebook.com/acistsl/videos/483148779468595

O Momento do Empreendedor contou com o patrocínio das associadas Sicredi Pioneira, Stihl, SKA, Sinodal e Vila Rica.

Top