Aerom Mobilidade Sustentável, integrante do Grupo Coester, fornecerá a tecnologia para o People Mover, veículo que fará a ligação entre o terminal aéreo e a linha de metrô de superfície do Aeroporto de Guarulhos
O Governo Federal assinou nesta quarta-feira (8), o termo aditivo ao contrato de concessão do Aeroporto de Guarulhos, incluindo a obrigatoriedade de a concessionária GRU Airport construir e operar o Automated People Mover (APM). O pool de empresas que assina o empreendimento forma o Consórcio AeroGRU é formado pela Aerom Mobilidade Sustentável, HTB (responsável pela obra de ampliação do Salgado Filho), TSEA Energia (novo nome da Toshiba South America) e FBS Construtora, com os parceiros estratégicos Schneider Electric, Minerbo Fuchs, Certifer e Marcopolo Rail.
O CEO da Grupo Coester, Marcus Coester, destacou que esse foi um dia importante para a empresa, pois concluiu os trâmites contratuais. Agora começam os trabalhos, com a equipe de engenharia mobilizada junto às empresas estratégicas. “O processo inicia com bastante pressão, devido à sua importância. Por conta da pandemia, nasceu esta necessidade de ter um transporte mais ágil e também sustentável”, ressaltou.
O People Mover será 100% automatizado e vai conectar os terminais de passageiros do aeroporto à estação da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). “Esse é o primeiro investimento obrigatório previsto em contrato de concessão no setor aeroportuário por meio de aditivo contratual. Esse instrumento vai possibilitar que parte da outorga que a concessionária do aeroporto pagaria à União seja usada na obra do People Mover, uma obra muito aguardada pela população”, destacou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Estão previstos R$ 271,7 milhões de investimentos no novo transporte, que busca solucionar um problema antigo: a deficiência no acesso do público aos terminais de passageiros de Guarulhos.
TECNOLOGIA – O modelo do novo transporte é baseado na tecnologia Aeromovel – criada por pelo fundador do Grupo Coester, Oskar Coester – e adotada em aeroportos internacionais, como os de Atlanta, Chicago, Nova Iorque e San Francisco, nos Estados Unidos. Consiste em um meio de transporte automatizado em via elevada exclusiva e segregada, que usa propulsão pneumática, sem motores ou transmissão embarcados, resultando, assim, em baixos consumo energético e custo construtivo, porque utiliza estruturas leves e esbeltas, com rodas e trilhos de aço. Sua propulsão pneumática é localizada fora dos veículos.
Com zero emissão de poluentes, o People Mover também beneficiará o meio ambiente: a redução no número de veículos circulando nas imediações do aeroporto diminuirá, consequentemente, a emissão de CO2 e dos congestionamentos verificados na região.
Em Guarulhos, o sistema terá estações nos três terminais do aeroporto e junto à CPTM, onde conectará os passageiros com a linha 13 do trem. Com 2.731 metros de extensão, contará com três veículos para 200 usuários cada. Eles terão espaço para acomodar bagagens, equipados com ar-condicionado, wi-fi, som ambiental e painel de informações conectado ao aeroporto.
“Vamos iniciar as obras pela área do Terminal 1, que é menos complexa e tem mais espaço livre. Depois pegaremos os Terminais 2 e 3, que têm muito movimento. A intervenção nessas áreas será cirúrgica”, explicou Coester.
Sobre o Grupo Coester – Fundado por Oskar Coester, em 1960, o Grupo Coester está sediado no bairro Vicentina, em São Leopoldo e pesquisa e desenvolve produtos e soluções em diversas áreas da indústria, sendo referência em segmentos como automação industrial e mobilidade urbana. A Aeromovel Brasil S. A, integrante do Grupo Coester, é uma empresa dedicada ao fornecimento de projeto e implementação de sistemas de mobilidade urbana. Tendo por base tecnologia própria, inovadora e sustentável, idealizada por Oskar Coester, o meio de transporte da Aeromovel se caracteriza por ser automatizado e em via elevada, utilizando o sistema de propulsão pneumática.