Na pauta está a adequação das fachadas de imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico-Cultural de São Leopoldo
Dia 20 de fevereiro, às 19 horas, a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) realizará uma reunião no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de São Leopoldo, na rua Marquês do Herval nº 643, Centro, com o objetivo de tratar sobre a despoluição visual e adequação das fachadas de imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico-Cultural. Também haverá esclarecimentos em relação aos descontos de IPTU e na possibilidade de venda dos índices construtivos que os proprietários destes imóveis poderão obter junto ao município.
O encontro é voltado aos proprietários, comerciantes e empreendedores dos imóveis listados no Inventário do Patrimônio Histórico-Cultural de São Leopoldo, conforme Lei n° 9.750, de 28 de novembro de 2022, e aberto ao público em geral. No dia, haverá explicação e orientação técnica quanto ao que deverá ser feito em relação às respectivas fachadas com as placas publicitárias, toldos ou outros itens, de identificação destes estabelecimentos.
Os órgãos públicos e entidades envolvidos são: Secult, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Procuradoria- Geral do Município (PGM), Secretaria Geral de Governo (SGG), CDL, Associação Comercial, Industrial e de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (ACIST- SL), Sindicato do Comércio Varejista de São Leopoldo (Sindilojas) e o Ministério Público (MP).
“Muitas dessas edificações da história de São Leopoldo, e que ajudam a construir a memória e o fortalecimento da cidadania como um sentimento de pertencimento social, estão escondidas por enormes placas de publicidade. Os proprietários e comerciantes têm um potencial enorme de, inclusive, fazer desses prédios históricos, um meio positivo de propaganda dos seus negócios”, ressalta o coordenador de Patrimônio Histórico da Secult, Márcio Linck.
Texto: Nadine Dilkin – PMSL