Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Cultura: Bicentenário da Imigração Alemã recebe concertos da Presto Produções

O Madrigal e a Camerata Presto farão concerto inédito dedicado à cultura alemã, nesta quinta-feira (18), a partir da 20 horas, com entrada gratuita na Igreja de Cristo (Rua Osvaldo Aranha, 450), a conhecida Igreja do Relógio, em São Leopoldo.

 

O Madrigal e a Camerata Presto interpretarão obras de Johann Sebastian Bach, Harald Genzmer, Rudolf Mauerberger, Dietrich Buxtehude e Martinho Lutero, tendo como solistas a soprano Carine Fick e o barítono Daniel Becker. A egência será do maestro João Paulo Sefrin e a preparação vocal está a cargo de Lúcia Passos.

O concerto desta noite é uma edição especial pelo ano do Bicentenário e marca o início da 16ª temporada do já tradicional Projeto MusiCâmara.

 

Camerata Presto | Foto:Danieli Martini

Madrigal e Camerata – Fundada em 2006, em São Leopoldo, a Presto já tem uma tradição em concertos culturais com seus grupos musicais de excelência. Tanto a Camerata quanto o Madrigal foram criados em 2008, reunindo músicos e coralistas em torno de trabalhos que valorizam as composições de autores gaúchos e brasileiros e também as obras clássicas e sacras de grandes nomes do repertório universal.

A Camerata é formada por Rael Gobatto (spalla), Gabriel Ludwig, David Garcia, Juliana Vieira, Felipe Abel e Eduardo Lautert nos violinos; Vinícius Reis e Cassiano Rocha nas violas; Luyra Dutra e Fabio Venturella nos violoncelos e Filipe Muller no contrabaixo. O grupo tem a formação tradicional de orquestra de cordas e se apresenta em diversos espaços da região e Estado.

Já o Madrigal Presto, formado por 32 coralistas sob a regência de Sefrin e técnica vocal de Lúcia Passos, tem
ativa participação em festivais de coros no Rio Grande do Sul e também em outros Estados brasileiros.

MusiCâmara e Beethoven

Além desta primeira ação especial alusiva ao Bicentenário da Imigração Alemã e 200 anos da Presença Luterana no Brasil, o Projeto MusiCâmara terá ainda o Festival MusiCâmara, de 8 a 11 de julho, com diversos coros convidados. A Presto Produções participa, ainda, no dia 13 de julho, às 19 horas, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus (onde está o túmulo de Padre Reus), em São Leopoldo, com o Madrigal e a Camerata, das celebrações do Bicentenário da Imigração no Brasil e dos 200 anos da composição da 9.ª Sinfonia de Beethoven. A apresentação deve reunir 200 cantores, quatro solistas e cerca de 70 músicos na orquestra.

200 anos da Presença Luterana no Brasil

Este ano de 2024 que celebra o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, e da fundação de São Leopoldo, também marca a Presença Luterana no Brasil, religião da maioria dos migrantes germânicos que chegaram e formaram aqui a sua colônia. Por isso, a apresentação da Presto homenageia estes 200 anos também, com obras de Martin Lutero. “Somos Igreja Luterana, herdeiros da fé, trazida pelos imigrantes que chegaram em São Leopoldo em 25 de julho de 1824, e impulsionados pela Palavra e sacramentos. Expressamos nossa presença. Somos comunidade luterana em São Leopoldo. Na caminhada unidos e transformados!”, destaca o pastor Mauri Magedanz.

Outras notícias

Castástrofe Climática: ACIST-SL cancela eventos de maio

  Devido aos graves efeitos da catástrofe climática que assola São Leopoldo, a ACIST-SL cancelou todos os eventos programados para maio. “Nossos esforços estão concentrados em apoiar os atingidos pela enchente. Criamos uma força-tarefa com nossos associados para receber e