O governo do Estado preparou um modelo de distanciamento controlado para o Rio Grande do Sul e o critério utilizado para este distanciamento foi separar e classificar o Estado por regiões de agrupamento e cores de bandeiras. Ao todo, o Estado foi dividido em 30 regiões de saúde. Já a classificação das bandeiras se dá por duas maneiras. Primeiro: pela capacidade do sistema de saúde. Segundo: pelo nível de propagação do Covid-19.
Essas bandeiras são classificadas nas cores Amarela (risco baixo), Laranja (risco médio), Vermelha (risco alto) e Preta (risco altíssimo). O estado não tem locais nas bandeiras vermelha, que representa risco alto, e preta, que representa risco altíssimo.
Na formatação deste critério, São Leopoldo está situada na Região 7 (o Rio Grande do Sul foi dividido em 30) e encontra-se na Bandeira Laranja (risco médio). O secretário da Saúde do município, Ricardo Charão, comenta que não há casos de internação nos 10 leitos da UTI do hospital Centenário reservados para tratamento do Coronavírus. O hospital municipal possui 8 leitos de UTI Neonatal e 10 leitos de UTI adulto para tratamento de outras doenças. Até está sexta-feira (29), todos os leitos da UTI adulto (não Covid-19), estavam ocupados, conclui Charão.
A partir deste sábado, dia 30 de maio, apenas os casos que gerem hospitalização serão usados para medir a proliferação do vírus nas regiões do Estado. São Leopoldo, que até o momento, possui 230 casos confirmados de Covid-19.
O resultado desses dados é atualizado semanalmente pela Secretária Estadual de Saúde e pode ser acessado no site https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/