Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Comunicação inovadora como estratégia para solidificar a marca

6º Empreendedoras em Movimento abordou como inovar na comunicação para os diversos públicos

Uma conversa informal e com muito conteúdo sobre como as empresas podem comunicar-se com os mais diversos públicos de modo mais assertivo, encontrando o equilíbrio entre os vários canais atualmente disponíveis nos ambientes digital e presencial. Esta foi a síntese da 6ª edição do evento Empreendedoras em Movimento – Exposição & Conhecimento, realizado nesta terça-feira (28), pelo Núcleo de Empreendedoras da ACIST-SL nas dependências do CECREI – Centro de Espiritualidade Cristo Rei.

 

 

O diretor de Núcleos da ACIST-SL, Eliézer Brazil, destacou o quanto o tema é relevante. “Vocês, empreendedoras da ACIST-SL, sempre nos fazem sair da zona de conforto. Vocês nos ‘incomodam’”, brincou. Para reforçar a importância do evento, ele fez uma analogia sobre a Primeira Lei de Newton (princípio da inércia)  que diz que um corpo em repouso tende a permanecer em estado de repouso e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento constante. “O nome do evento reforça o constante movimento que vocês, nucleadas, fazem para aumentar o seu conhecimento, tornando-se empresárias mais preparadas”.

 

A coordenadora do Núcleo, Tatiana Timm, enalteceu a união do grupo em torno da busca contínua pelo aperfeiçoamento como lideranças, por meio de uma programação contínua em torno de temas relevantes. Ela convidou a todas que desejam integrar o Núcleo para que participem do Encontro de Integração que ocorrerá em março de 2024.

 

Caroline Guinzelli, gestora do Grupo de Trabalho que organizou o evento, apontou o crescimento pessoal gerado por meio destas iniciativas. “É desafiador e muito enriquecedor fazer parte de um projeto como este”. Uma salva de palmas corroborou o sentimento de união do grupo formado por Caroline, Tatiana Timm, Pérola Machado, Linéia Lagni Xavier, Leila Klin e Alessandra Simon Piccioni.

 

Palestras 

 

Eduarda Langhammer Neves, assessora de Comunicação e Marketing da Sicredi Pioneira, mostrou que o processo de comunicação adotado pela organização, que tem 120 anos e operações em todo o País, pode ser aplicado nas empresas, independente do porte. O primeiro passo é definir o propósito da empresa e mantê-lo sempre em mente no momento de criar a comunicação da marca. A partir deste norteador, a empresa define os canais de comunicação, sejam digitais ou presenciais. “Importante destacar que um não vive sem o outro e que nem todos os canais precisam ser utilizados”,diz, acrescentando que que os eventos presenciais geram conteúdo para os meios digitais.

Eduarda Neves, assessora de comunicação da Sicredi Pioneira

Segundo ela, mesmo que o empreendedor não faça a gestão das redes sociais, é muito importante que conheça quais são seus principais públicos-alvo, bem como as técnicas utilizadas pelas várias plataformas e assim definir em quais canais demandarão mais esforço ou investimento. 

 

Unificar a linguagem utilizada nas redes sociais e também pelas equipes é outro conselho que Eduarda aponta. A padronização da fala, da escrita e dos recursos visuais  – desde uniformes aos pontos de venda – reforça a postura da marca ao comunicar-se e relacionar-se com seu mercado. 

 

O tema foi ampliado para as diversas formas de comunicação junto aos colaboradores de diferentes gerações na forma de painel, conduzido por Leila Klin e debatido pela coach de líderes Tatita Oliveira e por Bárbara Lucas, coordenadora de Gente e Gestão da Klabin.

Barbara Lucas, Leila Klin, Talita Oliveira

Tanto Talita quanto Bárbara concordam que a melhor forma de comunicação dentro das empresas é conhecer o público interno, principalmente quando há tanta diversidade nas faixas etárias. “Pela primeira vez, o mundo tem cinco diferentes gerações trabalhando juntas em uma mesma empresa”, revela Bárbara.

 

Reconhecer e respeitar os diferentes graus de maturidade tanto etária como digital é o primeiro passo para que a comunicação seja assertiva. “Os mais velhos tendem a levar mais tempo para aderir ao digital. Os mais jovens já nasceram com um celular”, aponta Bárbara.

 

Talita aconselha as lideranças a avaliarem também o seu próprio nível de maturidade sobre como falar com as equipes, reconhecendo que são pessoas diferentes e em estágios diferentes. Ela também  sugere que seja feita uma “mentoria reversa”, isto é, que os jovens sejam convidados a transmitir seu conhecimento aos mais antigos. “Há muito para ser ensinado pela nova geração”.

 

A conversa franca, com perguntas e respostas diretas, é a principal forma para que todos possam se manifestar, assinalam as painelistas. “Não adianta acessarmos várias técnicas e canais de comunicação se não estamos preparados para ouvir e entender as necessidades das nossas equipes”, diz Bárbara.


 

Empreendedorismo social – A coordenadora da Associação Força Rosa, Fabrícia Lindenmeyer Jaeger, apontou o quanto a participação da comunidade tem sido essencial para o sucesso das atividades propostas pela organização sem fins lucrativos. ‘“Temos uma forma de comunicação muito simples e direta. E como disse a Eduarda, da Sicredi, quando mantemos o propósito sempre como norteador da nossa fala, mais relevância e credibilidade ela terá”.

Fabricia Jaeger Coordenadora da Associação Força Rosa

A Associação Força Rosa é a instituição beneficente oficialmente apoiada pelo Núcleo de Empreendedoras da ACIST-SL. Localizada no Bairro Pinheiro, reúne voluntários das mais diversas profissões que realizam uma série de atividades que visa proporcionar mais conforto e bem-estar a pacientes em tratamento de câncer de mama.

 

A Casa Rosa, que abriga as atividades, foi construída integralmente por doações. “É um exemplo de quando a comunidade confia no que se faz, quando acredita no que é transmitido”, emociona-se Fabrícia.

 

O evento também contou com a doação de adereços femininos que foram levados para o Brechó com o objetivo de gerar renda.

 

Networking e exposição – Após as palestras, o Núcleo de Empreendedoras promoveu um happy hour de relacionamento onde as integrantes foram convidadas a fazer uma comunicação inovadora. Cartazes, camisetas, adereços como tiaras e colares, aromas e muita conversa deu o tom de leveza e integração pretendido pelo Grupo Organizador. 

 

Várias empreendedoras optaram por expor os seus produtos, incentivando também novos contatos e futuros negócios.

 

A preparação do coffee break foi do CECREI, que sedia o evento pela segunda vez. Luis Felipe Leifheit, coordenador do Centro, revelou a satisfação em manter e ampliar a parceria iniciada em 2022. “Este evento tem muito impacto, pois os conteúdos propostos são enriquecedores”, apontou.


 

Confira quem são as empresas integrantes do Núcleo de Empreendedoras da ACIST-SL

 

  •  Acelera.AI – Inteligência Artificial
  •  Ágile Soluções em Comunicação
  •  Alessandra Simon Piccioni
  •  Ana Barlette Organizer
  •  Ateliê Marcia Knob
  •  Beth Renz Imprensa & Relacionamento
  •  Camila Chaves Cabral Advogada
  •  Chimas de Menina
  •  Conquistar Consórcios
  •  D & D Auto Mecânica
  •  Dedicar-se Saúde Emocional e Bem-Estar
  •  Emíria Porto Cosméticos
  •  Estela Ortácio Assessora Virtual
  •  Fabi Severo Acessórios
  •  Foccus Imobiliária
  •  G & S Desenvolver, Humanizar
  •  Gewandt Psicologia Organizacional
  •  Hellen Fogaça Advocacia Trabalhista
  •  Hive 
  •  Home Angels Cuidadores de Pessoas São Leopoldo
  •  Leiter Consultoria
  •  Linéia Lanhi Xavier Especialista em Harmonização Orofacial e Odontologia
  •  Luciana Medeiros consultora de beleza
  •  Luxme Fitness
  •  Marana Doce Saudável
  •  Matriz Farmácia de Manipulação
  •  Patrícia Rosa Eventos
  •  Pérola Organiza
  •  Plantta Empório Vegano
  •  Rozéli França Studio Pilates
  •  Super cérebro
  •  Tatiana Timm Terapueta
  •  Universo Granel

 

A sexta edição do evento Empreendedoras em Movimento – Exposição & Conhecimento, contou com o patrocínio de Sicredi Pioneira, Diniz Laser São Leopoldo, Imobiliária Vila Rica, Linéia Lagni Xavier Cirurgiã Dentista e especialista em Harmonização Orofacial, Rodrigues Negócios Imobiliário, Tatiana Timm Terapeuta Integrativa. O apoio foi do Sebrae.

 

Outras notícias

W3K Tecnologia pra gestão de documentos

Transformação tecnológica: W3K celebra 14 anos

Empresa é especializada na automatização de fluxos de trabalho Automatizar fluxos de trabalho, simplificar a gestão de documentos e garantir acesso seguro a informações críticas. Este é o propósito da W3K Tecnologia, empresa instalada no Parque Tecnológico de São Leopoldo

Susana Kakuta é diretora geral do SESI-RS, SENAI-RS E IEL-RS

Susana Kakuta assume cargo de gestão na FIERGS

  A executiva Susana Kakuta, que teve ampla atuação em São Leopoldo, será a nova diretora geral das instituições Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS. O anúncio foi feito nesta semana pela Comunicação do Sistema FIERGS. Ela assume no dia 1º de