6º Empreendedoras em Movimento abordou como inovar na comunicação para os diversos públicos
Uma conversa informal e com muito conteúdo sobre como as empresas podem comunicar-se com os mais diversos públicos de modo mais assertivo, encontrando o equilíbrio entre os vários canais atualmente disponíveis nos ambientes digital e presencial. Esta foi a síntese da 6ª edição do evento Empreendedoras em Movimento – Exposição & Conhecimento, realizado nesta terça-feira (28), pelo Núcleo de Empreendedoras da ACIST-SL nas dependências do CECREI – Centro de Espiritualidade Cristo Rei.
O diretor de Núcleos da ACIST-SL, Eliézer Brazil, destacou o quanto o tema é relevante. “Vocês, empreendedoras da ACIST-SL, sempre nos fazem sair da zona de conforto. Vocês nos ‘incomodam’”, brincou. Para reforçar a importância do evento, ele fez uma analogia sobre a Primeira Lei de Newton (princípio da inércia) que diz que um corpo em repouso tende a permanecer em estado de repouso e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento constante. “O nome do evento reforça o constante movimento que vocês, nucleadas, fazem para aumentar o seu conhecimento, tornando-se empresárias mais preparadas”.
A coordenadora do Núcleo, Tatiana Timm, enalteceu a união do grupo em torno da busca contínua pelo aperfeiçoamento como lideranças, por meio de uma programação contínua em torno de temas relevantes. Ela convidou a todas que desejam integrar o Núcleo para que participem do Encontro de Integração que ocorrerá em março de 2024.
Caroline Guinzelli, gestora do Grupo de Trabalho que organizou o evento, apontou o crescimento pessoal gerado por meio destas iniciativas. “É desafiador e muito enriquecedor fazer parte de um projeto como este”. Uma salva de palmas corroborou o sentimento de união do grupo formado por Caroline, Tatiana Timm, Pérola Machado, Linéia Lagni Xavier, Leila Klin e Alessandra Simon Piccioni.
Palestras
Eduarda Langhammer Neves, assessora de Comunicação e Marketing da Sicredi Pioneira, mostrou que o processo de comunicação adotado pela organização, que tem 120 anos e operações em todo o País, pode ser aplicado nas empresas, independente do porte. O primeiro passo é definir o propósito da empresa e mantê-lo sempre em mente no momento de criar a comunicação da marca. A partir deste norteador, a empresa define os canais de comunicação, sejam digitais ou presenciais. “Importante destacar que um não vive sem o outro e que nem todos os canais precisam ser utilizados”,diz, acrescentando que que os eventos presenciais geram conteúdo para os meios digitais.
Segundo ela, mesmo que o empreendedor não faça a gestão das redes sociais, é muito importante que conheça quais são seus principais públicos-alvo, bem como as técnicas utilizadas pelas várias plataformas e assim definir em quais canais demandarão mais esforço ou investimento.
Unificar a linguagem utilizada nas redes sociais e também pelas equipes é outro conselho que Eduarda aponta. A padronização da fala, da escrita e dos recursos visuais – desde uniformes aos pontos de venda – reforça a postura da marca ao comunicar-se e relacionar-se com seu mercado.
O tema foi ampliado para as diversas formas de comunicação junto aos colaboradores de diferentes gerações na forma de painel, conduzido por Leila Klin e debatido pela coach de líderes Tatita Oliveira e por Bárbara Lucas, coordenadora de Gente e Gestão da Klabin.
Tanto Talita quanto Bárbara concordam que a melhor forma de comunicação dentro das empresas é conhecer o público interno, principalmente quando há tanta diversidade nas faixas etárias. “Pela primeira vez, o mundo tem cinco diferentes gerações trabalhando juntas em uma mesma empresa”, revela Bárbara.
Reconhecer e respeitar os diferentes graus de maturidade tanto etária como digital é o primeiro passo para que a comunicação seja assertiva. “Os mais velhos tendem a levar mais tempo para aderir ao digital. Os mais jovens já nasceram com um celular”, aponta Bárbara.
Talita aconselha as lideranças a avaliarem também o seu próprio nível de maturidade sobre como falar com as equipes, reconhecendo que são pessoas diferentes e em estágios diferentes. Ela também sugere que seja feita uma “mentoria reversa”, isto é, que os jovens sejam convidados a transmitir seu conhecimento aos mais antigos. “Há muito para ser ensinado pela nova geração”.
A conversa franca, com perguntas e respostas diretas, é a principal forma para que todos possam se manifestar, assinalam as painelistas. “Não adianta acessarmos várias técnicas e canais de comunicação se não estamos preparados para ouvir e entender as necessidades das nossas equipes”, diz Bárbara.
Empreendedorismo social – A coordenadora da Associação Força Rosa, Fabrícia Lindenmeyer Jaeger, apontou o quanto a participação da comunidade tem sido essencial para o sucesso das atividades propostas pela organização sem fins lucrativos. ‘“Temos uma forma de comunicação muito simples e direta. E como disse a Eduarda, da Sicredi, quando mantemos o propósito sempre como norteador da nossa fala, mais relevância e credibilidade ela terá”.
A Associação Força Rosa é a instituição beneficente oficialmente apoiada pelo Núcleo de Empreendedoras da ACIST-SL. Localizada no Bairro Pinheiro, reúne voluntários das mais diversas profissões que realizam uma série de atividades que visa proporcionar mais conforto e bem-estar a pacientes em tratamento de câncer de mama.
A Casa Rosa, que abriga as atividades, foi construída integralmente por doações. “É um exemplo de quando a comunidade confia no que se faz, quando acredita no que é transmitido”, emociona-se Fabrícia.
O evento também contou com a doação de adereços femininos que foram levados para o Brechó com o objetivo de gerar renda.
Networking e exposição – Após as palestras, o Núcleo de Empreendedoras promoveu um happy hour de relacionamento onde as integrantes foram convidadas a fazer uma comunicação inovadora. Cartazes, camisetas, adereços como tiaras e colares, aromas e muita conversa deu o tom de leveza e integração pretendido pelo Grupo Organizador.
Várias empreendedoras optaram por expor os seus produtos, incentivando também novos contatos e futuros negócios.
A preparação do coffee break foi do CECREI, que sedia o evento pela segunda vez. Luis Felipe Leifheit, coordenador do Centro, revelou a satisfação em manter e ampliar a parceria iniciada em 2022. “Este evento tem muito impacto, pois os conteúdos propostos são enriquecedores”, apontou.
Confira quem são as empresas integrantes do Núcleo de Empreendedoras da ACIST-SL
- Acelera.AI – Inteligência Artificial
- Ágile Soluções em Comunicação
- Alessandra Simon Piccioni
- Ana Barlette Organizer
- Ateliê Marcia Knob
- Beth Renz Imprensa & Relacionamento
- Camila Chaves Cabral Advogada
- Chimas de Menina
- Conquistar Consórcios
- D & D Auto Mecânica
- Dedicar-se Saúde Emocional e Bem-Estar
- Emíria Porto Cosméticos
- Estela Ortácio Assessora Virtual
- Fabi Severo Acessórios
- Foccus Imobiliária
- G & S Desenvolver, Humanizar
- Gewandt Psicologia Organizacional
- Hellen Fogaça Advocacia Trabalhista
- Hive
- Home Angels Cuidadores de Pessoas São Leopoldo
- Leiter Consultoria
- Linéia Lanhi Xavier Especialista em Harmonização Orofacial e Odontologia
- Luciana Medeiros consultora de beleza
- Luxme Fitness
- Marana Doce Saudável
- Matriz Farmácia de Manipulação
- Patrícia Rosa Eventos
- Pérola Organiza
- Plantta Empório Vegano
- Rozéli França Studio Pilates
- Super cérebro
- Tatiana Timm Terapueta
- Universo Granel
A sexta edição do evento Empreendedoras em Movimento – Exposição & Conhecimento, contou com o patrocínio de Sicredi Pioneira, Diniz Laser São Leopoldo, Imobiliária Vila Rica, Linéia Lagni Xavier Cirurgiã Dentista e especialista em Harmonização Orofacial, Rodrigues Negócios Imobiliário, Tatiana Timm Terapeuta Integrativa. O apoio foi do Sebrae.