Programa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) que será desenvolvido durante dois anos, conta com diversas ações e projetos que servirão como um novo mindset para os negócios locais
No primeiro semestre de 2021 foram abertas 2.760 empresas em São Leopoldo e extintas 1.010 no mesmo período. Embora os números apontem um saldo positivo de 1.750 CNPJ´s, também levantam questões como o despreparo para o ato de empreender. Muitas empresas têm muitas dificuldades na fase inicial dos seus projetos com um moon shot e relegando o aprendizado. Mas a partir de agora isso deve mudar com a adesão ao Cidade Empreendedora, programa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) que será desenvolvido durante dois anos, contando com diversas ações e projetos que servirão como um novo mindset para os negócios locais. O Programa visa engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na implementação do empreendedorismo nas escolas.
De acordo com dados da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande (JucisRS), 92% dos empreendimentos de São Leopoldo fazem parte de micro e pequenas empresas. Público que é a audiência prevista para o Programa, ativo em outros 28 municípios do Rio Grande do Sul desde 2019, ano de criação da iniciativa. São Leopoldo é a 29ª cidade a aderir.
“Colocamos um grande esforço para fortalecer todos os eixos, desburocratizando os processos para micro e pequenas empresas e trabalhando suas competências socioemocionais para que tenham comportamentos protagonistas e empreendedores”, destacou o diretor superintendente do Sebrae, André Vanoni de Godoy, durante o lançamento do programa, realizado dia 12 de agosto.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, o Cidade Empreendedora irá proporcionar um maior ambiente de negócios e empreendedorismo em São Leopoldo. ”Através dos eixos propostos poderemos dar seguimento às melhorias e modernização dos nossos processos internos, possibilitando à comunidade e aos empreendedores um atendimento ainda melhor.” Também esteve presente o gerente regional do Sebrae, Marco Aurélio Copetti.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios gaúchos, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Com um investimento de R$ 5 milhões, a iniciativa promove a implantação de políticas de desenvolvimento por meio de 10 eixos: os Priorizados, que são Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora; e os Personalizados, que tratam dos temas, Plano de Desenvolvimento Econômico, Valorização das Empresas Locais, Fomento ao Crédito, Inovação, Turismo e Inspeção Municipal.
Em São Leopoldo, o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae tratará de quatro eixos prioritários que englobam ações estratégicas para o desenvolvimento do município, a fim de gerar emprego, renda e oportunidades de negócio.
OS 4 EIXOS:
- Cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública.
- Auxílio na abertura de empresas.
- Compras governamentais dispõem de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas.
- Oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e jovens.
Texto: Márcia Greiner, jornalista e produtora de conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Companhia
Foto: Thales Ferreira – PMSL

Jornalista e Coordenadora de Conteúdo do Portal São Leopoldo Negócios & Cia | Reg.Prof. 8228/95 | imprensa@slnegociosecia.com.br | (51)981846227