Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

São Leopoldo contabiliza perda de 1.845 vagas de emprego no semestre

 

 

O primeiro semestre deste ano registrou a perda de 1.845 empregos formais em São Leopoldo. É o que apontam os dados fornecidos pelo Novo CAGED (veja informações abaixo) e divulgados pelo Ministério da Economia. “Infelizmente, estes números comprovam o que estamos alertando desde março: de que a economia seria seriamente afetada pelo fechamento das empresas”, lamenta Siegfried Koelln, presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo. Nestes dados, não estão incluídos os trabalhadores informais, o que pode ampliar ainda mais o número.

 

 

Conforme o levantamento, dentre os 30 setores que mais demitiram (conforme a tabela), estão os relacionados às atividades de alimentação e comércio. “Estamos desde o início alertando que isso ia acontecer. Na prática, os fechamentos indiscriminados têm amplos reflexos, citando que muitos empresários relataram a necessidade de demitir. “As perspectivas da economia não são boas. A volta do emprego vai ser bastante lenta”. Ele reforça a importância da busca de soluções conjuntas para o retorno das atividades. “A saúde e a economia devem andar juntas, pois sem produção não haverá geração de emprego e de divisas”.

 

Dados – Desde janeiro de 2020, o uso do Sistema do Caged foi substituído pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para parte das empresas. Permanece a obrigatoriedade de envio das informações por meio do Caged apenas para órgãos públicos e organizações internacionais que contratam celetistas. Embora a maior parte das empresas esteja obrigada a declarar o eSocial, muitas deixaram de prestar informações de desligamentos a este sistema. Para viabilizar a divulgação das estatísticas do emprego formal durante esse período de transição, foi feita a imputação de dados de outras fontes. O Novo Caged1 é composto por informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web.

 

 

 

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM