O município de São Leopoldo, junto com um conjunto de municípios afetados pelas históricas enchentes dos últimos dias, teve seu Estado de Calamidade Pública (ECP) reconhecido pelo Governo Federal.
Com isso, as equipes da Defesa Civil de São Leopoldo, junto ao Gabinete de Crise, coordenado pelo Prefeito Ary Vanazzi trabalham na elaboração dos planos de trabalho para viabilizar de forma urgente e emergencial os recursos do Governo Federal para os trabalhos de ajuda humanitária e reestabelecimento da cidade.
O volume do Rio dos Sinos, atingiu em São Leopoldo a marca histórica de 8,20m, às 05h30 do dia 04 de maio, causando o transbordamento da capacidade do Sistema de Contenção de Cheias – Diques e consequente danos ao sistema. Mais de 180 mil moradores foram afetados diretamente, mais de 12 mil pessoas estão desabrigadas, sendo 88 abrigos até o momento foram identificados na cidade e outros 22 abrigos nas cidades da região, que acolhem moradores de São Leopoldo. Estima-se que mais de 100 mil pessoas tenham sido desalojadas, saindo de casa, para familiares ou outra maneira de morar provisoriamente.
Além disso, com a vinda da comitiva do Presidente Lula e seus Ministros, a cidade de São Leopoldo foi incluída como prioritária no processo de contato direto com as equipes na elaboração dos planos e agilidade nas análises e liberação dos recursos emergenciais.