Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Sindimetal e Sinduscom integram Programa de Qualificação de Mão de Obra

Dirigentes empresariais e dos trabalhadores e poder público municipal unem esforços para qualificar pessoas desempregas

Pessoas desempregadas da região terão oportunidade de obter qualificação de qualidade em áreas da Indústria e da Construção a partir da adesão de Sindicatos patronais e da prefeitura municipal no Programa de Qualificação Profissional, idealizado pela FIERGSi por meio do SenaiRS

Participam o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (Sindimetal RS) e Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (Sinduscom Vales), ambos com sede em São Leopoldo. “É um programa que vem ao encontro de qualificar o trabalhador. A indústria tem dificuldade em encontrar mão de obra qualificada”, afirma o presidente do Sindimetal RS, Sergio de Bortoli Galera. “É um projeto, discutido dentro da Fiergs, via Senai, para preencher este gargalo.”

O programa, lançado em maio, objetiva reduzir a falta de recursos humanos capacitados para o setor. Segundo o diretor regional do SenaiRS, Carlos Trein, são mais de 1,5 mil vagas em cursos de qualificação no Estado. As indústrias podem encaminhar aos sindicatos as áreas com mais necessidade de profissionais.

E um termo de cooperação foi assinado nesta quinta-feira, 07, entre a Prefeitura Municipal e os Sindicatos, viabilizará a inclusão de pessoas desempregadas e em situação de vulnerabilidade social. Serão disponibilizadas 200 vagas para os cursos de pedreiro, montador de painéis elétricos e ajustador mecânico.

Para a seleção, é preciso que os interessados tenham 18 anos completos, escolaridade mínima correspondente ao 5º ano do Ensino Fundamental Completo; estarem desempregados e comprovar situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria de Assistência Social (SAS) realizará a inscrição dos candidatos no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal como condição para acessar as vagas aos cursos profissionalizantes, seguindo os critérios de renda.

Os interessados devem procurar os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) do município. Os cursos serão ministrados no Centro de Formação Profissional SENAI Plínio Gilberto Kroeff, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 3239, bairro Vicentina.

Participaram da assinatura os secretários Nelson Spolaor (Geral), Fábio Bernardo da Silva (Assistência Social), Juliano Maciel (Sedettec), o presidente do Sinduscom, Rodrigo César Koebe Weissheimer, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrigos, Valmir Lodi e o presidente do Sindimetal, Sérgio de Bortoli Galera.

No Sindimetal podem ser feitas inscrições para cinco cursos: Ajustador Mecânico (160 horas); Torneiro CNC (160 horas); Fresador CNC (160h); Montador de Painéis Elétricos Industriais (160 h); e Montador Mecânico de Máquinas Industriais (200h).

Já no Sinduscom Vales, presidido por Rodrigo Weissheimer, é o curso gratuito de Eletricista Predial que está com as inscrições abertas, que deve ter início no dia 26 de julho. Também os cursos do Sindimental RS devem iniciam ainda neste mês

O curso de Eletricista Predial ocorrerá no Centro de Formação Profissional Senai – Plínio Gilberto Kröeff (Avenida Getúlio Vargas, 3.239), no bairro Vicentina. As aulas serão das 18h30 às 22h30, totalizando carga horária de 160 horas/aula.

Os cursos do Sindimetal ocorrerão no mesmo endereço, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com intervalo para almoço.

Para participar dos cursos do programa, o candidato precisa ter idade mínima de 18 anos; estar desempregado; apresentar a autodeclaração de baixa renda e ser indicado por um sindicato da indústria. Entre os benefícios, além da qualificação, vale transporte (apenas moradores de São Leopoldo), almoço e cesta básica (após aprovação no curso e conforme critérios).

 Contatos:

Sinduscom Vales são: telefone 3590- 7740 ou e-mail adm@sinduscom. org.br.

Sindimetal RS: 3590-7708 e desenvolvimento2@ sindimetalrs.org.br.

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM