Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Associados ACIST-SL conhecem Instituto Caldeira

Fotos: Elizabeth Renz

“Foi uma oportunidade para vermos que empresas e instituições dos mais diversos setores podem interagir em um ambiente de tecnologia e de inovação, trocando experiências, unindo expertises e gerando novos produtos e serviços devido a esta conectividade”. A avaliação é da vice-presidente de Serviços da ACIST-SL, Rita Geremia Pavoni, sobre a visita que a entidade proporcionou a um grupo de 21 pessoas ligadas a empresas associadas ao Instituto Caldeira, em Porto Alegre, RS.

A atividade aconteceu nesta quinta-feira, 14, e contou com o apoio do Sebrae Vales. “É nosso papel conectar entidades, empresas e pessoas que têm interesse em ampliar seus horizontes. Nossa unidade Sebrae X no Instituto Caldeira facilita estes contatos”, assinalou Daniela Bittencourt, analista de Relacionamento do Sebrae.

O gestor de Inovação do Sebrae X, David dos Santos Viegas, recebeu o grupo e explicou o funcionamento do local, convidando a todos para utilizarem o espaço. “Aqui conectamos a comunidade por meio de um portfólio de eventos, programas de inovação aberta, capacitações, conteúdos e interação direta entre os membros”, salienta.

Marizete da Rosa, da área de Vendas da Datwyler do Brasil, comentou que a visita teve o objetivo de ver outras formas de inovação que podem servir para a empresa. Ela esteve acompanhada por mais quatro colegas.

Renata Nunes, diretora da Metalúrgica Nunes, levou as duas filhas para conhecer o complexo. “Atuamos com a indústria pesada, principalmente automobilística e agrícola, que vem ampliando cada vez mais os componentes tecnológicos. Conhecer o Caldeira nos motiva a continuar investindo nesta área”, disse. As filhas Eduarda e Giovana, estudantes do Ensino Médio, já estão avaliando uma nova visita, desta vez com os colegas de escola.

Marcelo Póvoas, diretor da Oliva Construções – e também diretor de Expansão da ACIST-SL, parabenizou a Entidade pela iniciativa, sugerindo que poderiam ocorrer mais edições ao longo do ano. Ele esteve acompanhado por mais duas colegas da empresa.

Sobre o Instituto Caldeira

O Instituto Caldeira, hoje reconhecido como um dos mais importantes hubs de inovação do País, foi criado em 2019 por um grupo de empresários gaúchos para ser um ecossistema de inovação. Está localizado no 4º Distrito, na antiga fábrica de tecidos A.J. Renner. Seu nome é devido à caldeira importada no século passado por Antônio Jabob Renner.

Ocupando 22 mil metros quadrados, o Caldeira reúne programas de aceleração para startups, eventos de networking e programas de inovação aberta. São mais de 20 salas de reunião, quatro espaços de eventos e cerca de 120 posições de coworking para uso dos membros, o espaço físico ainda abriga empresas, startups, poder público e universidades, unindo iniciativas diversas em prol do desenvolvimento tecnológico na região e gerando um movimento transformador de fomento do ecossistema de tecnologia e inovação.

Educação – A plataforma de educação do Caldeira, o Campus Caldeira, também é sediada no espaço físico exclusivo dedicado a operações de ensino superior e profissionalizante. Em 2023, formou 200 talentos por meio do Programa Geração Caldeira.
Eles estavam entre os cinco mil pré-selecionados para o Nova Geração – fase online do programa. Para entrar no Geração Caldeira, os jovens precisaram concluir 100% das trilhas de ensino, desenvolvidas por big techs e marcas consolidadas do mercado, como: Nvidia, Oracle, Salesforce, Suno Paim e Eldorado. Foram nove meses de dedicação e mais de 1.000 horas de treinamento, somando todas as trilhas educacionais. Eles também participaram de mais de 20 eventos no hub de inovação e passaram mais de 100 horas de desenvolvimento comportamental.

Instituto em números:

42 Corporates fundadoras

+100 empresas com labs de inovação

450 Empresas e instituições conectadas

700 Startups no ecossistema

+ 20 Parcerias nacionais e internacionais

Para fazer parte da Comunidade Caldeira, o interessado tem três opções:

FUNDADOR – Empresas que apoiam institucionalmente o Instituto Caldeira e possuem acesso prioritário a todo portfólio do Instituto.

RESIDENTE – Empresas que possuem um espaço físico dentro do hub do Instituto e com acessos diferenciados ao portfólio.

MEMBERSHIP – Empresas com acesso a comunidade e portfólio de atividades do Instituto, além do uso das áreas comuns, como coworking e salas de reunião.

Elizabeth Renz
Assessoria de Imprensa ACIST-SL

Outras notícias

amplo e aconchegante espaço do Centro de Espiritualidade Cristo Re

CECREI recebe a comunidade para um almoço solidário

Amplo espaço poderá ser usufruído ao longo deste domingo, 21 Neste domingo, dia 21, o amplo e aconchegante espaço do Centro de Espiritualidade Cristo Rei estará aberto para a comunidade, que poderá usufruir de um Almoço em Família Solidário. Será