Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

ACIST-SL empossa diretoria gestão 2022/2023

Em cerimônia na sede social realizada nesta terça-feira, 25, foi empossa a diretoria 2022/2023 da ACIST-SL – Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo. O empresário Felipe Feldmann é o presidente desta gestão, substituindo Siegfried Koelln, que passa a presidir o Conselho Consultivo. A eleição ocorreu, por aclamação, no dia 13 de dezembro.

ACIST-SL - Felipe Feldmann, presidente gestão 2022/2023
Felipe Feldmann, presidente da ACIST-SL 2022/2023

A mesa oficial foi constituída por Felipe Feldmann, Siegfried Koelln, Oldemar Brahm, presidente do Conselho Consultivo, Ary Vanazzi, prefeito municipal, Madeleine Hilbk, membro do Conselho Superior da Federasul, representando o presidente da Federação, Anderson Cardoso e Artur Jacobus, reitor em exercício da Unisinos.

Conhecimento – Felipe Feldmann emocionou o público durante o discurso, ao comentar a sua criação dentro da Ferragem Feldmann.  A empresa, fundada em 1938 pelo avô Edgar Leopoldo Feldmann, mantém profunda relação com a cidade. Lembrou também do Trabalho de Conclusão de Curso – é graduado em Administração de Empresas pela Unisinos – quando foi questionado por um professor sobre como aplicaria o conhecimento adquirido pela pesquisa feita sobre o comércio varejista da Rua Independência. “Naquele momento, eu não tinha a resposta. Mas agora, sim: desejo dividir o conhecimento e as informações que a ACIST-SL gera para ajudar na tomada de decisões tanto de empresários como pelo poder público”, enfatizou.

Na gestão anterior, Felipe atuou como vice-presidente de Comércio. No cargo, foi o porta voz da entidade e dos associados no Comitê Municipal de Combate à Covid-19. “Esta experiência foi enriquecedora.  Falar em nome dos associados foi um grande desafio”, revelou, assim como a surpresa com o convite de Siegfried Koelln para concorrer às eleições, devido à pouca vivência como membro da Associação. “Eu aceitei porque tenho convicção
de que não será um cargo solitário. Este novo desafio será enfrentado com parceiros com os quais terei a honra de conviver pelos próximos dois anos”, destacou. “Que honra que é presidir uma instituição que tem mais de 100 anos de história. São Leopoldo é uma cidade histórica em vários sentidos e a Associação faz parte dela, por meio dos seus líderes e associados.


Siegfried Koelln, no seu discurso de despedida, recordou a inesperada pandemia por Covid-19 que eclodiu no início de 2020 em todo o planeta. “Todos estávamos preparados para a retomada da economia. A ACIST-SL estava iniciando a gestão, que celebraria os 100 anos da entidade. Foram momentos difíceis, com planos cancelados e alteração de rumos para nos adaptar a uma nova realidade”, frisou. Empresas fecharam e empregos foram perdidos. A entidade, ressaltou, cumpriu com o papel de defender o setor produtivo, atuando para o não fechamento dos estabelecimentos e incentivando a adoção dos protocolos de sanitização nas empresas, que se mostraram mais eficazes em comparação às áreas públicas.  

Em 2021, o cenário foi mudando. Os dados da economia voltaram a ficar positivos. Porém, áreas como Saúde e Educação e Qualidade de Vida, mostraram suas fragilidades. “Temos que perguntar que cidade queremos ter no futuro. Como a riqueza gerada pelo aumento da arrecadação será aplicada para que os trabalhadores e empresários queiram morar e investir na cidade”, questionou. Koelln apontou que há um longo caminho a ser percorrido e que a entidade está de porta abertas para contribuir na busca de soluções para a melhoria do ambiente empreendedor.

O prefeito municipal Ary Vanazzi, na fala que antecedeu ao discurso de Siegfried Koelln, destacou a sinergia entre o poder público e a ACIST-SL em diversos projetos construídos ao longo dos anos, apontando como exemplo a criação e desenvolvimento do Parque Tecnológico Tecnosinos, cujo embrião surgiu em 1998 e que hoje é um dos mais importantes do País. “Sabemos que temos desafios importantes quanto à Educação, Saúde e Assistência Social e contamos com o apoio da sociedade”, disse, apontando ações como o Programa 3 Mil Talentos para a preparação de técnicos em Tecnologia da Informação, que vem sendo desenvolvido com parcerias público-privadas. Salientou ainda a constituição da Câmara Temática da Indústria, formada por sindicatos de trabalhadores e da indústria e pelo poder público, com o objetivo de formar trabalhadores para o setor metal mecânico.

Autoridades – Prestigiaram a posse autoridades como Juliano Maciel, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico; Rodrigo Zucco, delegado da 2ª Delegacia de Polícia Civil de São Leopoldo; Rosângela Herzer do Santos, conselheira Federal da OAB Nacional e ex-presidente da ACIST-SL gestão 2012/2013; Leandro Hilbk, ex-presidente da ACIST-SL gestão 2016/2017; Diogo Leuck, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha; Olinto Menegon, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Leopoldo; Vagner de Lima Machado, presidente de Associação dos Empresários e Profissionais Liberais do Bairro Feitoria (ASSEMPLIFE); Maria do Socorro Bittencourt, representante do Sindicontábil Vale do Sinos; Renê Engroff, presidente da OAB Subseção São Leopoldo; Silvio Bittencourt, diretora da UNITEC; Andréa Guedes, diretora do SESC São Leopoldo; Bia Dauber, coordenadora Regional do Sebrae, representando o gerente Regional, Marco Copetti, Lianamar Rosa, diretora do SENAC São Leopoldo; e Lucas Heinemann, coordenador do Laboratório do Instituto Sena de Inovação em Engenharia de Polímeros, representando a diretora Viviane Lovison.

Imprensa – O evento também contou com a presença de veículos de comunicação da região. Estiveram presentes formadores de opinião do Grupo Sinos (Rádio ABC e Jornal VS); Grupo Start Comunicação; Portal Berlinda, Jornal Noticiário, Vale TV e Com Brasil TV.

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM