ACIST-SL avalia alteração nos prazos do ICMS
O governador Eduardo Leite anunciou, na manhã desta segunda-feira (8), mudanças no pagamento de alguns impostos estaduais, para ajudar os setores econômicos atingidos pela pandemia de coronavírus.
Uma delas foi a mudança no prazo de pagamento do ICMS de empresas de setores considerados não essenciais, que responde a um dos itens da pauta de reivindicações encaminhada por entidades empresariais gaúchas na semana passada.
O presidente da ACIST-SL, Siegfried Koelln, lamenta que todo o problema de geração de receita está sobre os ombros da classe produtiva. “É fácil definir datas, quando a grande questão é a abalada capacidade financeira das empresas. Muitas terão que iniciar o pagamento do PRONAMPE, por exemplo, aliado a toda a carga de custos fixos que os empresários têm, como aluguel e folha de pagamento”, pontua. “ Quem recebe religiosamente os seus proventos, como acontece no setor público, desconhece o que é ficar sem renda”, aponta.
As cinco alterações anunciadas
Vencimento do ICMS de fevereiro de 2021
- Válido para estabelecimentos comerciais do regime geral de tributação, exceto armazéns, mercearias e similares, supermercados e minimercados e farmácias.
- Prazo original: 12 de março
- Novo prazo: 25 de março
Vencimento do ICMS de março de 2021
- Válido para estabelecimentos comerciais do regime geral de tributação, exceto armazéns, mercearias e similares, supermercados e minimercados e farmácias.
- Prazo original:12 de abril
- Novo prazo: 25 de abril
Vencimento do Imposto de Fronteira e substituição tributária de janeiro de 2021
- Válido para empresas do Simples
- Prazo original: 23 de março
- Novo prazo: 23 de abril