Conforme os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, as exportações de São Leopoldo registraram uma queda de 7,58% no faturamento, encerrando o ano obtendo divisas na ordem de US$ 419,06 milhões. Houve queda nos embarques dos principais produtos exportados, como motores (-3%), ferramentas pneumáticas (-4%) e armas. Esta última teve queda de 50% em comparação a 2017.
O município ficou na 12ª posição no ranking dos municípios exportadores do Estado e tem uma participação de apenas 2,1% no total das exportações.
Na avaliação do vice-presidente de Indústria da ACIST-SL, Fernando Ribas, o resultado negativo foi decorrência da redução de pedidos por parte dos principais países consumidores, como Estados Unidos (-10,9%) e Argentina (-33%). Outros importantes compradores, como Alemanha e China, tiveram desempenho positivo, mas com um percentual pouco expressivo.
“O Brasil sofre muito com a falta de competitividade internacional, uma vez que a alta carga tributária e a redução de incentivos para exportação, como o Reintegra, que viabiliza muito mais a exportação de commodities, ao invés de produtos com tecnologia e agregação de valor”, comenta. Ele destaca ainda que a crise interna de países potenciais, como a Argentina, também reflete diretamente nos negócios internacionais.
Principais dados do setor exportador de São Leopoldo:
Exportações US$ Milhões: 419,06
Variação de Jan a Dez | 2018/2017
-7,54%
Part. nas Exportações – Estado | Jan-Dez/2018
2,1%
Ranking de Exportações – Estado | Jan-Dez/2018
12º
Ranking de Exportações – Brasil | Jan-Dez/2018
107º
Quantidade de Exportadores | Jan-Dez/2018
101 =
Os dados completos do desempenho de São Leopoldo podem ser acessados neste link: