Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Unitec cria ambiente de inovação em Esteio

Primeiro contrato do Programa +Startups: Rede Unitec de Incubadoras Locais foi assinado nesta quinta-feira, 21

 

A Unidade de Inovação e Tecnologia – Unitec, incubadora do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos e a prefeitura de Esteio assinaram, nesta quinta-feira, 21, o primeiro contrato do Programa +Startups: Rede Unitec de Incubadoras Locais. A parceria tem por objetivo a criação de um ambiente adequado para o surgimento de novas ideias e a inserção na economia do conhecimento, como opção econômica a economia local.

 

O reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, comemorou o início da parceria, que vai ao encontro dos projetos de alto impacto da universidade no ecossistema. Um deles é o papel da Unisinos na transformação da matriz econômica do Vale dos Sinos. “Para o Estado, esta é uma questão de inovação. E, é preciso ter recursos e concentrar esforços para transformar essa ideia em realidade”.

A assinatura do contrato contou com Padre Marcelo (D), Susana Kakuta,  Felipe Costella ,secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Esteio, e Tatiana Tanara,  secretária de Educação de Esteio

A diretora de inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, destacou a importância de Esteio ser o primeiro município parceiro da Rede Unitec de Incubadoras Locais. “É uma cidade do tipo que queremos atingir com o programa, por ter uma limitação de crescimento e uma base econômica tradicional. Queremos gerar PIB de valor agregado e, também, oportunizar a fixação de talentos locais. Vamos começar com 10 startups. Mas logo vamos ampliar, pelas características, que podemos colocar a serviço das empresas”.

 

Para o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, o projeto é importante para o futuro da cidade. “Esteio é uma cidade territorialmente pequena. Temos uma indústria de transformação pujante. Mas, o crescimento da cidade não vai se dar por novas grandes indústrias. Acreditamos em mudar, ao longo do tempo, nossa matriz econômica. E isso passa por parcerias como essa e pelo foco na educação”.

 

A parceria vai promover o empreendedorismo inovador e acelerar o desenvolvimento regional através de negócios de alto valor agregado. O edital para primeira chamada de interessados para a Unitec IAD – Esteio será lançado em fevereiro. A inauguração do espaço físico está prevista para março.

 

As startups participantes do programa terão acesso ao processo de desenvolvimento on-line na Unitec, com metodologia de avaliação e indicadores de desempenho empresarial, além de interação com startups do Tecnosinos e com o Ecossistema de Inovação da Unisinos, envolvendo professores, laboratórios e itts, que são os institutos tecnológicos. Também será disponibilizado banco de mentores experts de mercado (assessorias on-line).

 

 

Sobre o Programa +Startups

 

Lançado em outubro de 2020, o Programa +Startups: Rede Unitec de Incubadoras Locais desenvolve uma modalidade de incubação híbrida, que é direcionada a agentes externos, como prefeituras e polos setoriais, que estejam interessados em alavancar o desenvolvimento regional ou local através do surgimento e maturação de novas empresas de base tecnológica. Nessas novas unidades, a Unisinos também poderá disponibilizar outros serviços de educação, como por exemplo, polos de educação a distância, cursos de extensão e projetos corporativos.

 

A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de startups em todo o Rio Grande do Sul e oportunizar aos municípios a inserção na economia do conhecimento, como opção à economia local, possibilitando a participação de empresas de base tecnológica, sediadas nas cidades parceiras, no programa de incubação da Unitec. Além disso, visa promover a retenção de jovens talentos na região.

 

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM